DA
PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS
Aula
para o 2º Ciclo de Infância
INCENTIVO
INICIAL:
Pesquisar diversas gravuras em revistas,
livros ou internet, desde a pré-história até nossos dias, ou até vidas
futuristas.
Fazer cartões em ordem cronológica,
colocando em cada cartão um pequeno histórico:
·
Nome:
·
Idade:
·
O
que faz:
As gravuras devem ser de homens,
mulheres, pobres, ricos, índios, em diversas idades.
Distribuir os cartões para as crianças e
elas deverão preencher as fichas sem que se comuniquem entre elas.
Não se esquecer de numerar no verso dos
cartões a ordem cronológica.
Depois de devidamente preenchidas,
colocar no mural na ordem, lendo o que foi preenchido por cada criança.
·
Perguntar
às crianças: “Estas pessoas são pessoas diferentes?”
·
Resposta:
“Não! São encarnações de uma mesma pessoa.”
Previamente, o Evangelizador deverá
montar uma história para este Espírito: Ex.: Este Espírito que está no período
pré-histórico de nome ....... com a idade de ........ começou suas encarnações.
Depois de outras encarnações viveu na Grécia antiga com o nome de .... fazendo
....... (E vai se montando a história baseada no preenchimento das fichas,
nunca se esquecendo de dizer que pode nascer como homem, como mulher, pobre,
rico, falhar, etc.).
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CONTEÚDO:
Dividir em
grupos e perguntar a cada grupo:
ü Um Espírito
passa por muitas existências corporais? (Sim)
ü Por que os
Espíritos precisam reencarnar? (Expiação, melhoramento progressivo)
ü Um Espírito
consegue aprender tudo numa encarnação? (Não)
ü Os Espíritos
reencarnam para sempre? (Não, quando estiverem evoluídos, tiverem aprendido
tudo, não necessitarão reencarnar, a menos que seja em missão)
ü Lembra da Escala
Espírita? (A cada existência bem sucedida, subimos um degrau da escada.)
ü Todos os
Espíritos têm um número igual de encarnações? (Não, os bons encarnam menos que
os maus)
ü Como chamamos um
Espírito que não precisa mais reencarnar? (Espírito bem aventurado, puro
Espírito)
ü Há justiça na
Lei da Reencarnação imposta por Deus? (Sim, Deus nos cria simples e ignorantes
e dá a todos os Espíritos as existências sucessivas para aprenderem e
evoluírem)
ü Vivemos todas as
encarnações na Terra? (Não, vivemos em diferentes mundos)
ü Se já tivermos
aprendido tudo na Terra para onde iremos? (Para outro planeta mais evoluído,
aprendermos coisas novas)
ü Um homem
primitivo pode reencarnar na Terra? (Não, a Terra já foi um planeta primitivo,
hoje é um planeta de Provas e Expiações)
ü Alguém de outro
planeta pode encarnar na Terra? (Sim, pode estar no mesmo plano evolutivo do
planeta e ter sido exilado de outro ou estar em missão neste)
ü Há Espíritos que
estão reencarnando pela primeira vez na Terra? (Sim e em graus diversos de
adiantamento)
ü Precisaremos
encarnar em outros planetas de provas e expiação? (Nenhuma utilidade teria
isso, saindo de um, nenhuma coisa nova aprenderia no outro, visto que os
planetas seguem a mesma Lei de Evolução)
ü Os Espíritos
podem reencarnar num planeta inferior? (Sim, em missão ou porque faliram nas
encarnações do planeta onde estavam encarnados)
ü Os que habitam
um planeta, estão no mesmo nível de perfeição) (Não, uns Espíritos são mais
adiantados do que outros)
ü Passando de um
planeta a outro, o Espírito conserva sua inteligência? (Sim, e isto poderá
ajuda-lo em sua evolução espiritual)
ü O Espírito pode
escolher o planeta para encarnar? (Depende do seu grau de elevação)
ü Os Espíritos
puros ficam presos num planeta? (Não, ele habitam mundos perfeitos, e não ficam
presos como nós)
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FIXAÇÃO:
Contar
a história do Grilo Perneta de Roque Jacintho.
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ATIVIDADE:
Pintar
um desenho do Grilo Perneta.
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Bibliografia:
ü O Livro dos
Espíritos, cap. IV
ü
O
Grilo Perneta – Roque Jacintho, Chico Xavier
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