quarta-feira, 25 de maio de 2016

Amizade - aula para Infância

Objetivo: explicar a importância da amizade e como conservá-las.

Incentivo Inicial:

  1. Explosão de ideias, com perguntas sobre AMIZADE, como devemos proceder para fazermos amigos, como mantê-los; e o como NÃO devemos proceder com eles: olhar agressivo, palavra ríspida, lamentação constante, irritação contínua, queixa constante, pessimismo. Anotar.
  2. Fazer uma lista dos amigos, assinalando os que vê todos os dias, os que vê esporadicamente, os que vê poucas vezes, os que são amigos virtuais, os que já não encontra mais.
  3. Brincadeira "O Jogo do Amigo": consiste em que uma criança será o espelho para outras crianças. Todas imitam o "espelho". Ir substituindo as crianças para que todas sejam o espelho.
  4. Levar duas bonecas ou bichinhos de pelúcia e encenar uma situação em que as duas brigam e discutem. Deve ser rápida, para não reforçar atitudes negativas. A seguir, fazer com que façam as pazes, se desculpem, se abracem e digam que estão arrependidas pela discussão.


Conteúdo Doutrinário:

  • Deus é nosso maior Amigo, pois nos oferece tudo o que precisamos sem nos cobrar nada; apenas quer que respeitemos Sua obra.
  • Jesus foi o maior amigo da Humanidade, pois além de nos deixar o maior legado de amor, também deu a vida por nós, para marcar Sua passagem pelo mundo.
  • A amizade nos aproxima uns dos outros com o desejo sincero de amar e servir, ajudar e edificar para a felicidade que todos almejamos. - Quando um casal é amigo não têm motivos para se separar.
  • A amizade é suave expressão do ser humano que necessita de "intercambiar" as forças da emoção sob os estímulos do entendimento fraternal.
  • Ter amizade é ter coração que ama e esclarece, que compreende e perdoa, nas horas mais amargas da vida.
  • A afabilidade, a doçura, a gentileza de alguém (...) conseguem propiciar a presença de amigos, retê-los e torná-los afetos puros para sempre.
  • a riqueza espiritual da amizade nos aproxima uns dos outros com o desejo sincero de amar e servir, ajudar e edificar para a felicidade que todos almejamos.
  • Amigos foi a situação mais expressiva que Jesus destacou do vocabulário para definir os companheiros. - Ele sempre esteve rodeado de amigos: os Apóstolos, as mulheres e todos que curou.
  • Os laços de amizade, quanto os do amor, crescem cada vez mais, aquecendo e iluminando os Espíritos.
  • O amigo em nosso caminho é mais importante do que todos os bens que possamos acumular em nosso derredor, pois a amizade supre as necessidades do Espírito, enquanto aqueles dizem respeito apenas às necessidades transitórias do corpo.
  • Quem socorre o irmão apenas nos dias de infortúnio, exerce a piedade que humilha, o verdadeiro amigo acentua a alegria dos entes amados, multiplicando-a. - A amizade deve ser para todas as horas.
  • O Espírita sabe que pode cultivar valiosas amizades, tanto na Terra, quanto nos círculos espirituais, desdobrando o amor desinteressado em favor do próximo.
  • Se uma amizade pode nos servir na existência física, muito mais útil será no Plano Espiritual, quando deixarmos o corpo, pois, grande é a felicidade daquele que regressando à Pátria Espiritual, encontra amigos a acolhê-lo e orientá-lo em sua jornada.
  • Cultivar, pois, amizades sinceras é amealhar Paz, Alegria e Progresso na senda espiritual que nos aguarda a todos.
  • Exemplos de amizades: os pais e os filhos, os elos de uma corrente, os colegas de escola e os professores, a chuva e as plantas, os animais domésticos, o alfabeto, a árvore e os ninhos de passarinhos, uma equipe de atletas, lembrar o aniversário de alguém, etc.
  • O que é amizade desinteressada? - É gostar de alguém sem interesse algum; não importando sua raça, posição social, grau de instrução, situação financeira, etc.
  • Amizade é mais que afinidade e envolve mais que afeição. As exigências da amizade - franqueza, sinceridade, aceitar com a mesma seriedade as críticas e os elogios do amigo, lealdade incondicional e auxílio a ponto do sacrifício - são estímulos poderosos para o amadurecimento moral e o enobrecimento ( William J. Bennett)
  • Amizade precisa de "investimento". Não é justo somente uma das partes dar de si. A amizade precisa ser alimentada. Por exemplo: quando só uma das partes confia na outra e a outra não confia na primeira, não é amizade. A confiança e a lealdade devem ser recíprocas.
  • A planta não irrigada, morre.]
  • Se você se sente só é porque construiu muros em vez de pontes.

Fixação: História: "Era uma vez".
Um homem, seu cavalo e seu cão caminhavam por uma estrada. Depois de muito caminhar, esse homem se deu conta de que ele, seu cavalo e seu cão haviam morrido num acidente.
A caminhada era longa, morro acima, o sol era forte e eles ficaram suados e com muita sede. Precisavam de água e avistaram um portão magnífico, todo de mármore, que conduzia a uma praça calçada com blocos de ouro com uma fonte que jorrava água cristalina.
O caminhante dirigiu-se ao homem que  guardava a entrada.
- Bom dia - ele disse - Que lugar é este, tão lindo? - perguntou.
- Isso aqui é o céu - foi a resposta.
- Que bom que nós chegamos ao céu, estamos com muita sede. - disse o homem.
- O senhor pode entrar e beber água à vontade - disse indicando-lhe a fonte.
- Meu cavalo e cachorro também estão com sede.
- Lamento muito - disse o guarda - Aqui não se permite a entrada de animais.
O homem ficou muito desapontado porque sua sede era grande, mas ele não beberia, deixando seus amigos com sede. Assim, prosseguiu seu caminho, quando chegou a um sítio, cuja entrada era marcada por uma porteira velha. Próximo a uma árvore, um homem estava deitado, cabeça coberta com um chapéu e parecia dormir.
- Bom dia - disse o caminhante. Estamos com muita sede, eu, meu cavalo e meu cachorro.
- Há uma fonte naquelas pedras - disse o homem. Podem beber à vontade.
O homem, o cavalo e o cachorro foram até a fonte e mataram a sede.
- Muito obrigado -ele disse ao sair - A propósito, qual é o nome desse lugar?
- Céu . - respondeu o homem.
- Céu? Mas o homem na guarita ao lado do portão de mármore disse que lá era o céu!
- Aquilo não é o céu, aquilo é o inferno.
O caminhante ficou perplexo.
- Mas, então, - disse ele - essa informação falsa deve causar grandes confusões!
- De forma alguma - respondeu o homem. - Na verdade, eles nos fazem um grande favor, porque lá ficam aqueles que são capazes de abandonar seus melhores amigos...





=================================================================

Aula para 2º Ciclo - 9-10 anos

AMIZADE – ESCOLHA DOS AMIGOS

1.      Prece inicial
2.      Perguntar às crianças: “O que é ser amigo?”
3. INCENTIVO INICIAL: Contar a história: Amor de Amigo
                        Numa aldeia vietnamita, um orfanato dirigido por um grupo de missionários foi atingido por um bombardeio. Os missionários e duas crianças tiveram morte imediata e as restantes ficaram gravemente feridas. Entre elas, uma menina de oito anos, considerada em pior estado. Era necessário chamar ajuda por uma rádio e ao fim de algum tempo, um médico e uma enfermeira da Marinha dos EUA chegaram ao local. Teriam que agir rapidamente, senão a menina morreria devido aos traumatismos e à perda de sangue.
                        Era urgente fazer uma transfusão, mas como? Após alguns testes rápidos, puderam perceber que ninguém ali possuía o sangue preciso. Reuniram então as crianças e entre gesticulações, arranhadas no idioma, tentavam explicar o que estava acontecendo e que precisariam de um voluntário para doar o sangue.
                        Depois de um silêncio sepulcral, viu-se um braço magrinho levantar-se timidamente. Era um menino chamado Heng. Ele foi preparado às pressas ao lado da menina agonizante e espetaram-lhe uma agulha na veia. Ele se mantinha quietinho e com o olhar fixo no teto. Passado algum momento, ele deixou escapar um soluço e tapou o rosto com a mão que estava livre.
                        O médico lhe perguntou se estava doendo e ele negou. Mas não demorou muito a soluçar de novo, contendo as lágrimas. O médico ficou preocupado e voltou a lhe perguntar, e novamente ele negou. Os soluços ocasionais deram lugar a um choro silencioso, mas ininterrupto. Era evidente que alguma coisa estava errada. Foi então que apareceu uma enfermeira vietnamita vinda de outra aldeia. O médico pediu então que ela procurasse saber o que estava acontecendo com Heng. Com a voz meiga e doce, a enfermeira foi conversando com ele e explicando algumas coisas, e o rostinho do menino foi se aliviando... Minutos depois ele estava novamente tranquilo.
A enfermeira então explicou aos americanos: "Ele pensou que ia morrer; não tinha entendido direito o que vocês disseram e estava achando que ia ter que dar todo o seu sangue para a menina não morrer. "O médico se aproximou dele e com a ajuda da enfermeira perguntou:
- "Mas, Heng, se era assim, então porque você se ofereceu para doar seu sangue? " E o menino respondeu com muita simplicidade:
- "Ela é minha amiga."
                               (Redação do Momento Espírita, com base na história Não há amor maior,
de John W. Mansur, disponibilizado na Internet .
Disponível no CD Momento Espírita, v. 7, ed. FEP)
3.      Pedir que comentem sobre a história.
5. CONTEÚDO: Reflexão: Como escolher os amigos?
Amigos foi o título mais expressivo com que Jesus definiu os companheiros.
Este Amigo maior já nos trouxe há muito tempo os valores da amizade e do amor. Deus nos enviou esse grande Amigo para nos esclarecer e dar o seu exemplo de amor e nos mostrar o caminho para a verdadeira felicidade. Deus quer que aprendamos com Ele a viver com amor e compreensão uns com os outros.
A amizade é uma troca, damos e recebendo, como do amor que cresce cada vez mais, aquecendo e iluminando os Espíritos.
Os amigos são Espíritos simpáticos, por quem temos afeto e confiança, são os nossos companheiros de jornada que facilitam a nossa existência e como exemplo de bons amigos há os nossos pais aqui na Terra. Eles são os companheiros que nos auxiliam, consolam, estando presente nas horas difíceis e nos momentos alegres, nos incentivando a sermos pessoas melhores.
O que é mais importante: TER amigos ou SER amigo?
                Nós temos o hábito de dizer que temos muitos amigos, mas não sabemos bem o que é SER amigo, por causa do nosso egoísmo. Ocorre muitas das vezes, não nos preocuparmos em ouvi-los, pois só queremos falar e sermos ouvidos. Isso é TER amigos, querê-los apenas para atender nossas necessidades.
SER amigo é compreender, ouvir o outro, perdoar, não esperar retorno pelo bem que faz, não pedir nada em troca. É dar conselhos para o bem, não colocar o amigo em situações difíceis ou de perigo, mentir ou enganar.
            Somos egoístas quando não estamos abertos para ouvir, compartilhar e dar atenção aos nossos amigos só desejando receber deles essas coisas.
Vale à pena fazer uma reflexão para tentar modificar algumas atitudes que temos em relação a eles.
            Não devemos nos preocupar em TER muitos amigos, isso será uma consequência natural se soubermos SER bons amigos. Na nossa família temos a oportunidade de exercitar e aprender a ser amigo de verdade de alguém.
            Lembrando também que para sermos amigos, não precisamos compactuar com o que não achamos correto. Existem amigos de ocasião que, na verdade, não são amigos, mas simplesmente colegas. Eles só se aproximam por interesses ou com intenções e depois vão- se embora. E é sempre bom relembrar que serão esses “tipos” de amigos que nos apresentarão as mazelas do mundo, como a droga e o álcool.
Precisamos aprender a sermos pessoas amigas, e isso só acontecerá se começarmos a exercitarmos o amor ao próximo, o desejo de lhe ser útil, independente de reconhecimento ou retorno.
Quem sabe ser amigo verdadeiro será sempre o emissário da alegria e da paz, tornando-se também discípulo de Jesus.
Se uma amizade pode nos servir na existência física, muito mais útil será no Plano Espiritual, quando deixarmos o corpo, pois, grande é a felicidade daquele que regressando à verdadeira Pátria, encontra amigos a acolhê-lo e orientá-lo em sua jornada.

6. FIXAÇÃO:
            O que é preciso para conservar uma verdadeira amizade? Sentimentos de valores nobres que aprenderemos a cada dia: (pedir às crianças que enumerem estes sentimentos e anotar no quadro de giz) Exemplos: tempo, amor, carinho, respeito, perdão, tolerância, paciência, sinceridade, lealdade, alegria...

7. ATIVIDADE:
   Escrever uma carta para seu amigo do lado, desenhando ou pintando.
8.   Cantar a música “Eu quero apenas”, de Roberto Carlos.

Eu Quero Apenas (Roberto Carlos)

Eu quero apenas olhar os campos
Eu quero apenas cantar meu canto
Eu só não quero cantar sozinho
Eu quero um coro de passarinhos

Quero levar o meu canto amigo
A qualquer amigo que precisar
Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar
Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar

Eu quero apenas um vento forte
Levar meu barco no rumo norte
E no caminho o que eu pescar
Quero dividir quando lá chegar

Quero levar o meu canto amigo
A qualquer amigo que precisar
Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar
Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar

Eu quero crer na paz do futuro
Eu quero ter um quintal sem muro
Quero meu filho pisando firme
Cantando alto, sorrindo livre

Quero levar o meu canto amigo
A qualquer amigo que precisar
Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar

Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar

Eu quero amor decidindo a vida
Sentir a força da mão amiga
O meu irmão com um sorriso aberto
Se ele chorar quero estar por perto

Quero levar o meu canto amigo
A qualquer amigo que precisar
Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar
Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar

Venha comigo olhar os campos
Cante comigo também meu canto
Eu só não quero cantar sozinho
Eu quero um coro de passarinhos
Quero levar o meu canto amigo
A qualquer amigo que precisar
Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar
Eu quero ter um milhão de amigos

E bem mais forte poder cantar
Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar
Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar
Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar
Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar


9. Prece final.


Nenhum comentário:

Postar um comentário