segunda-feira, 24 de junho de 2013

Intervenção dos Espíritos no Mundo Corporal - 2º Ciclo

INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPORAL
2º ciclo
Atividade inicial:
            Fazer perguntas às crianças, uma a uma, com relação ao tema da aula e cada uma que acertar a resposta ganhará um envelope fechado que será usado para o jogo do momento seguinte. Questões propostas:
1- Os espíritos veem tudo o que fazemos?
Sim, pois estão ao nosso redor.
2- Os espíritos se interessam por tudo o que fazemos?
Não, cada espírito fica atento àquilo que lhe interessa.
3- Se uma pessoa come demais, que tipo de espírito fica perto dela?
Aqueles que costumavam se exceder na comida quando encarnado.
4- Se essa mesma pessoa resolver fazer dieta para emagrecer, o que será que o espírito que a acompanha vai fazer?
Vai tentar convencê-la a voltar a comer para saciar seus desejos.
5- Então os espíritos podem nos influenciar?
Sim, mais do que imaginamos.
6- Então os pensamentos que vêem à nossa cabeça são nossos ou dos espíritos?
Temos pensamentos próprios e outros que são sugeridos pelos espíritos que nos rodeiam.
7- Precisamos saber quando o pensamento é nosso ou quando é de outro espírito?  Não, pois sem saber a origem do pensamento podemos agir mais livremente.
8- Que tipo de espírito pode nos influenciar: o bom ou o mal?
Qualquer um deles, mas depende de nós decidir se vamos aceitar ou não a sugestão que recebemos.
9- Como saber se as idéias que temos vêm de um bom ou o mau espírito?
Os bons espíritos só aconselham o bem, devemos analisar se o pensamento é bom ou mal e saberemos de que tipo de espírito se originou.
10- Por que Deus permite que os espíritos nos influenciem para o mal?
Para nos testar na fé e na constância do bem. São provações que temos que passar para chegarmos ao bem.
11- Um espírito pode nos levar para o mal sem querermos?  
Não, se as más influencias agem sobre nós é porque ainda temos tendências ao mal.
12- Então neste caso, estaremos "perdidos"?
Não, sempre há outros espíritos que se esforçam em nos influenciar no bem. Isso equilibra a balança e permite que a decisão seja nossa.
13- Podemos escapar da influencia dos maus espíritos?  
Sim, pois eles se prendem àqueles que os atraem por seus pensamentos e atos.
14- O que devemos fazer quando percebemos que tivemos idéias ruins?  
Não seguir essas idéias. Os maus espíritos que tentam nos influenciar se cansam de não conseguir o que querem e se afastam.
15- Qual é a outra coisa que podemos fazer diariamente para ficarmos longe dos maus espíritos?
Oração.
16- Oração feita apenas com palavras bonitas resolve?
Não, é preciso falar com o coração. A oração bem intencionada, acompanhada de esforço moral, cria uma proteção energética contra os maus espíritos.

Jogo:
            Preparar fichas coloridas em pares sendo que uma das fichas do par deve ter a letra A escrita e a outra deve ter a letra B. Em sala, contar a quantidade de alunos e colocar em um saquinho uma ficha por aluno, mas sem desfazer os pares. Caso a turma esteja em número ímpar o (a) evangelizador (a) também poderá participar. As crianças devem retirar as fichas sem olhar para que as duplas se formem aleatoriamente.
            Montadas as duplas, a criança que tirou a letra A deverá representar um robô que irá obedecer às ordens do cientista que o criou que neste caso será a criança da dupla que tirou a letra B. O cientista dará as ordens escritas nos cartões que possuir e o robô irá fazendo. O objetivo será chegar ao pote de balas do outro lado da sala. Porém alguns comandos o farão adiantar e outros o farão se afastar do pote, representando as boas e más influencias. Comandos sugeridos:
·         Dê 2 passos para a frente.
·         Vire para a direita e ande 1 passo.
·         Dê 3 pulinhos no lugar.
·         Dê 1 salto para trás.
·         Dê 1 passo para a frente e 2 para trás.
·         Dê 1 passo pequeno para a frente.
·         Dê 1 passo grande para a trás.
·         Dê 1 pulo e 1 passo para a frente.
·         Dê 3 passos para a frente.
·         Dê 2 passos para a trás.
·         Dê 1 salto para a frente.
·         Dê 1 passo para trás e 2 passos para a frente.
·         Dê 1 passo pequeno para a trás.
·         Dê 1 passo grande para a frente.
·         Dê 1 pulo e 1 passo para trás.
·         Dê 3 passos para trás.

Registro no caderno:

            Cada criança deverá colar no caderno o comando que a sua dupla teve. Abaixo deve escrever que tipo de influência era: boa ou má e que tipo de espírito sugere esse tipo de idéia. Se quiser poderá desenhar um espírito deste tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário