segunda-feira, 18 de julho de 2016

REFORMA ÍNTIMA



Reforma íntima

O bom Espírita é aquele que conhece suas deficiências e limitações, arregaça as mangas e parte em busca de sua reforma íntima. A caminhada é longa e várias vezes cairemos em erro.

Que é Reforma Íntima?
O Espírito de Verdade nos disse: “Espíritas, amai-vos, eis o primeiro mandamento; instruí-vos, eis o segundo”.
É preciso educar o Espírito para que possa, à luz dos ensinamentos de Jesus, transformar-se.
Esta transformação se dá substituindo os defeitos e vícios por qualidades e virtudes.

A Espiritualização é a exteriorização dos pensamentos e atos no bem, é sintonizar-se com a vibração universal Divina: harmonia, luz, amor.
Nossas tendências instintivas, pela intuição, nos dão vaga lembrança de nossos procedimentos em existências transatas, para que não cometamos os mesmos erros.
Se não temos lembranças precisas do passado, temos a voz da consciência que nos permite o conhecimento interior.

O remorso é a força que prepara o arrependimento, através do qual recebe o homem a cooperação indireta dos amigos invisíveis, a fim de retificar os desvios e renovar os valores morais.

O ciúme é um indício de atraso moral ou de estacionamento no egoísmo. Dolorosa situação que o homem vencerá com muito esforço, oração e vigilância, para enriquecimento interior. Esta luta pode ser começada pela piedade com todos os que erram e sofrem.
O amor sexual deve ser entendido como o impulso da vida que nos conduz às grandes realizações do amor Divino. Deus não extermina as paixões humanas, mas fá-las evoluir, convertendo-as em patrimônios legítimos da alma. Precisamos aprender a dominar o coração, guiar os impulsos, orientar as tendências na evolução sublime dos sentimentos.
Muitos contraem débitos penosos: excesso de fortuna, abuso da inteligência e do poder, descontrole sexual, que poderão gerar angústias numerosas, só resolvidas pela renúncia e sacrifício.

Para o esquecimento de todo o mal precisamos aniquilá-lo, perdoando-nos e perdoando quem o pratica, pelo amor, devolvendo a paz ao Espírito.
Precisamos alijar de nossa alma a queixa contumaz, que muitas, vezes, não passa de lamentação estéril. Temos os remédios mais eficazes como Evangelho de Jesus, a Doutrina Espírita, os Amigos Espirituais.

Temas como o amor-próprio, o brio, o caráter e a honra ainda não são entendidos pela sociedade humana. São traços de aperfeiçoamento espiritual e jamais demonstrações de egoísmo, vaidade ou orgulho.
Porém, as sociedades humanas também evoluem e chegará o dia em que não haverá mais diferenças entre os homens.
Como exemplo, podemos lembrar sobre o fato de uma pessoa encontrar uma grande soma em dinheiro e a devolver. Hoje, ela vai parar no noticiário, mas ela não fez mais que a obrigação.

A existência humana na Terra é um aprendizado excelente e constante.
Não há idade para a iluminação espiritual. Os pais têm o dever de orientar a criança, desde os primeiros passos, e a velhice não tem o direito de alegar cansaço orgânico. Sabemos que os idosos não aprendem com tanta facilidade como os jovens, em função de sua instrumentalidade física, porém possuem experiências de vida, podendo distribuir sabedoria, para iluminação de todos. Se a velhice é noite, a alma terá no amanhã a alvorada brilhante de uma vida nova.

Na Espiritualidade o Espírito prossegue na tarefa abençoada da aquisição de valores morais positivos e a reencarnação no mundo tem por objetivo principal a coroação desse esforço.
A Providência Divina movimentou todos os recursos indispensáveis ao progresso material do homem na Terra, e o Evangelho de Jesus é a dádiva suprema para a redenção do Espírito do homem.
Jesus é o modelo. “Eu sou o Caminho da Verdade e da Vida”.  O Evangelho é o roteiro para a caminhada humana e sua ascensão aos planos superiores.
Sua aplicação é o caminho para a luz Divina.
“Ninguém pode ir ao Pai senão por mim”. Antes de ceder às tentações do poder, da fortuna, da inteligência, relembre estas palavras do Mestre Inigualável. “Quem deseje encontrar o Reino de Deus tome a sua cruz e siga os meus passos”.

Uma encarnação é como um dia de trabalho. Na complexidade das vidas sucessivas, o estudo prepara; todavia, somente a aplicação sincera do bem pode proporcionar a paz e a sabedoria na redenção.

Como iniciar a Reforma Íntima?
Com o autodomínio; com a disciplina dos sentimentos inferiores; com o trabalho silencioso na exterminação das paixões aviltantes; no conhecimento herdado de outras almas que nos precederam nas existências corpóreas, almas essas que deixaram consolação, esperança e sacrifícios.
Na reforma definitiva de nosso íntimo é indispensável o conhecimento que nos conduzirá aos raciocínios mais puros de iluminação pessoal.
Conhece-te a ti mesmo”

A organização da tribo, da família, das tradições, das experiências coletivas exigiu muitos séculos de lutas e infortúnios dolorosos.  Hoje, com a evolução material do planeta, podemos nos mobilizar ao conhecimento de nós mesmos, mobilizando todas as forças espirituais pela evolução do Espírito.
O mundo está repleto de elementos educativos para o trabalho e para a edificação do caráter reto. Porém, em se tratando de iluminação espiritual definitivo, não existe fonte maior que o Evangelho de Jesus.
A dor, a luta e a experiência constituem sublime oportunidade concedida por Deus às Suas criaturas em todos os tempos, porém, a virtude é sublime aquisição do Espírito, adquirida pelas reencarnações, conquistada pelo trabalho e pelo esforço próprios.

A verdadeira paciência é uma exteriorização da alma que muito realizou em favor de si mesma pelo amor, por sua iluminação espiritual.
Educação da vontade curando enfermidades espirituais que nos acompanham pelas vidas sucessivas.
Disciplina de nós mesmos.

“Fora da caridade não há salvação”
Todo serviço de caridade desinteressada é um reforço na obra da fraternidade humana, e na redenção individual e universal. Não podemos desprezar a caridade material, mas não podemos esquecer-nos das obras de iluminação dos Espíritos encarnados, através da Evangelização com a Doutrina Espírita e o Evangelho de Jesus.
As obras de caridade material somente alcançam a finalidade Divina quando visam a espiritualização humana. Reformada a criatura humana em Jesus Cristo, teremos uma sociedade transformada e feliz.
O Espírita deve entender a vastidão e a complexidade da obra educativa que lhe compete efetuar, junto à comunidade que lhe alberga, nas lutas de cada dia, na tarefa do amor e da verdade.


Vamos trocar os sentimentos?

VIRTUDES
POR DEFEITOS
DESPRENDIMENTO
CIÚME
LEALDADE
DESLEALDADE
VERDADE
MENTIRA
AMIZADE
INIMIZADE
FIDELIDADE
TRAIÇÃO
EXEMPLO
HIPOCRISIA
DISCRIÇÃO
INDISCRIÇÃO
NÃO ENGANAR
ESTELIONATO
CARIDADE
EGOÍSMO
SOLIDARIEDADE
INDIFERENÇA
PIEDADE
IMPIEDADE
OTIMISMO
PESSIMISMO
PERSEVERANÇA
DESISTÊNCIA
PACIÊNCIA
IMPACIÊNCIA
PERDÃO
VINGANÇA
BRANDURA
CÓLERA
TOLERÂNCIA
INTOLERÂNCIA
OBEDIÊNCIA
DESOBEDIÊNCIA
HUMILDADE
ORGULHO
INDULGÊNCIA
INCLEMÊNCIA
MODÉSTIA
VAIDADE
GRATIDÃO
INGRATIDÃO
RESPONSABILIDADE
LEVIANDADE
HONRADEZ
DESONRA
GENTILEZA
INDIFERENÇA
JUNTIÇA
INJUSTIÇA

É DIFÍCIL?
Ninguém disse que seria fácil. Mas basta apenas começar. Deus não tem pressa. A pressa é somente nossa para encontrar o caminho para a felicidade.









Nenhum comentário:

Postar um comentário