TEMA: SAÚDE MENTAL, FÍSICA E
EMOCIONAL
EVANGELIZADORA: MARITA
INCENTIVO INICIAL:
Levar uma folha de cartolina preta em
formato de nuvem e colar na parede.
As crianças deverão escrever em
papelotes, tudo o que elas consideram coisas negativas.
Exemplos: briga, ciúme, discussão, água
parada, fome, salgadinho, refrigerante, fofoca, palavrão, mentira, corrupção,
lixo na rua, falar ao celular enquanto dirige, traição, bater em crianças,
bater no cachorrinho, deixar coisas jogadas, comida estragada, preguiça,
inveja, ambição, ódio, ressentimento, cobiça, irritação, indisciplina, poluição,
pessimismo, etc.
Tudo o que escreverem
deverá ser colado na cartolina.
CONTEÚDO TEÓRICO:
A higiene
física ajuda a prevenir doenças de origem física.
A higiene
mental ajuda a prevenir doenças de origem espiritual.
Somos corpo,
perispírito e espírito.
Está tudo
interligado: se o corpo adoece, o perispírito também. Nosso Espírito precisa
estar alerta para corrigir os problemas, que não surgem à toa.
As doenças
físicas podem ser causadas por vírus, bactérias, acidentes, etc., e são
tratadas pela medicina. As doenças de origem espiritual são causadas por
problemas de outras vidas ou desta, e algumas vezes por obsessores.
Exemplos de problemas de outras vidas
que trazemos à atual, porque infringimos Leis de Deus:
Crianças que nascem com alguma
deficiência física, como síndrome de Down;
·
doenças hereditárias, (lábio leporinos,
nanismo)
·
câncer, (de fígado, de sangue)
·
diabetes,
·
doenças crônicas, (anencefalia...)
·
alergias, (rinites, asma, bronquites)
·
problemas de estômago, (hérnia de hiato)
·
suicídio
O que fazer?
O contrário de tudo o que foi falado
acima:
·
Perdão
·
Caridade
·
Amizade,
·
Compreensão
·
Respeito
·
Tolerância
·
Falar coisas boas
·
Bons pensamentos
·
Paciência
·
Bondade
·
Benevolência
·
Disciplina
·
otimismo
·
estudo
O homem só é infeliz pela importância
que dá às coisas deste mundo.
“Disciplinar
e edificar o pensamento através da fixação da mente em ideias superiores da
vida, do amor, da arte elevada, do bem, da imortalidade, constitui objetivo
moral da reencarnação, de maneira que plenitude, a felicidade sejam a conquista
a ser lograda. Pensar bem é fator de vida que propicia o desenvolvimento, a
conquista da vida.” (Joanna de Ângelis).
Os pensamentos e as palavras expressam
os sentimentos que temos no coração.
O pensamento positivo é um hábito que se
adquire praticando.
Através do pensamento é que se originam
nossas atitudes, por isso a importância dos pensamentos otimistas.
Pensamentos negativos, pessimistas, são
como lixo: poluem a mente e o corpo, ocasionando sensações ruins.
O que é saúde? – No dicionário:
1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o
organismo e seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e
funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e
para a sua fase do ciclo vital.
2. Estado de boa disposição física e
psíquica; bem-estar.
O que podemos fazer para manter nossa
saúde física? – cuidar de nossa alimentação, lavar bem as mãos, fazer sempre a
higiene corporal, dormir ao menos 8 horas, brincar, se vacinar, não fumar, não
beber alcoólicos, não usar drogas, etc.
E a saúde mental? – elevação dos
pensamentos, ler bons livros, assistir bons filmes, se exercitar, frequentar
bons lugares, pois a saúde mental é alimentada pelas nossas atitudes. (Lembrar-se
do homem que veio fazer magnetismo, estava com problema de estômago, mas disse
que não deixaria de beber).
Todos nós conhecemos frases do tipo:
“Quem canta seus males espanta”, “O bom humor afasta as doenças”, “vive melhor
aquele que ri mais” etc. Com isso, percebemos que o bem ou mal-estar
mental/emocional, reflete-se em nosso estado físico.
Quem nunca ficou com dor de cabeça
depois de um problema? Quem nunca ficou com o coração disparado e as mãos
geladas ao se deparar com um perigo?
Alterações mentais como
o estresse, depressão, medo, ansiedade, raiva, etc., podem provocar vários
problemas orgânicos como: asma, rinite, úlcera, artrite reumatoide, hipertireoidismo,
diabetes, hipertensão arterial, doença das artérias coronárias, derrame, enxaqueca,
...
FIXAÇÃO:
Imagine que você ganhou uma fazenda.
Mas não tem nada nele. Está cheia de
mato, sem estradas, sem uma casa, sem, plantações, NADA.
O que você faria?
Mas eu tenho uma informação pra você:
ESTA FAZENDA É SUA ENCARNAÇÃO.
Você não pode vender, alugar e devolver.
Senão seria considerado um suicídio.
Vamos lá com as ideias.
Começamos por onde?
E assim pergunta-se à criança os
procedimentos, imaginando que TUDO o que sugerir fará parte de sua encarnação
atual.
TUDO fará parte de seu crescimento
espiritual.
Você conseguirá fazer tudo sozinho (a)?
De quais pessoas você precisará?
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Contar
a seguinte história:
Maria desde que soube
que estava grávida sentiu-se muito angustiada e infeliz. Nem ela nem o marido
queriam o filho. Discutiram muito. Maria estava decidida a abortar, só não o
fazendo porque sua mãe prometeu ajudá-la, financeiramente, a criar o filho.
Quando João nasceu, sua
mãe não conseguiu amamentá-lo direito. Mal começava a mamar, Maria tirava-o do
seio dizendo que ele já tinha se alimentado o suficiente. A criança continuava
com a sensação desagradável de fome. A privação do prazer de alimentar-se
(necessidade básica) era registrada na sua memória emocional como falta de
amor, como rejeição. João foi crescendo assim...
Maria era impaciente e,
por nada, vivia batendo no filho. A criança não entendia por que apanhava, mas
guardava a dor e a emoção de não ser amado.
Na escola João teve
dificuldades de aprender a ler e seu comportamento tornou-se agressivo tal como
fora criado. As dificuldades aumentaram. João não recebia os elogios que eram
dirigidos aos colegas de melhor aproveitamento e conduta. Cada vez sentia-se
mais rejeitado. Chegando à juventude, apaixonou-se por uma moça. O namoro
corria normalmente até que, um dia, numa festa, a namorada deixou-o por alguns
momentos para conversar educadamente com alguns amigos. João teve uma reação
descontrolada. Provocou um escândalo, terminando o namoro. Ninguém entendeu o
motivo daquela atitude.
Para concluir: João, desde a vida intrauterina,
registrou rejeição afetiva. Sua personalidade formou-se se sentindo rejeitado,
o que lhe causava uma emoção muito desagradável.
As emoções acumuladas
abriram-lhe uma “ferida” emocional: a rejeição.
Qualquer palavra ou
atitude que tocasse essa sua “ferida” ou trauma, provocava uma reação emocional
descontrolada. Daí o incidente com a namorada.
Perguntar:
Na
convivência com as pessoas é importante sabermos lidar com as emoções?
Através do diálogo, levar a refletir que
devemos:
Ter cuidado com palavras ou atos para
não atingirmos as “feridas” emocionais dos outros.
Educar as crianças com respeito e amor,
evitando traumas e oferecendo segurança emocional, suavizando as situações
traumatizantes quando inevitáveis.
Ter compreensão, benevolência e oferecer
ajuda fraterna aos que têm dificuldades emocionais.
Não culpar quem nos
educou. Quando jogamos culpa aos outros não estamos usando o nosso poder de
transformação. Somos seres conscientes, e não robôs, ou seja, podemos mudar o
que não está bem dentro de nós.
ATIVIDADE:
As crianças receberão a atividade abaixo com a
seguinte proposta:
Numerar a primeira coluna de acordo com
a segunda;
01.
|
Amor
|
|
Ciúme
|
02.
|
Saúde
|
|
Inveja
|
03.
|
Compreensão
|
|
Egoísmo
|
04.
|
Trabalho
|
|
Desrespeito
|
05.
|
Conhecimento
|
|
Desorganização
|
06.
|
Paciência
|
|
Impaciência
|
07.
|
Organização
|
|
Intolerância
|
08.
|
Limpeza
|
|
Maldade
|
09.
|
Caridade
|
|
Pessimismo
|
10.
|
Tolerância
|
|
Ódio
|
11.
|
Bondade
|
|
Doença
|
12.
|
Simpatia
|
|
Incompreensão
|
13;
|
Otimismo
|
|
Ignorância
|
14.
|
Disciplina
|
|
Preguiça
|
15.
|
Respeito
|
|
Sujeira
|
16.
|
Confiança
|
|
Antipatia
|
17.
|
Desapego
|
|
Indisciplina
|
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