sábado, 28 de julho de 2012

Antecedentes do Cristianismo - 2º Ciclo


Sociedade Espírita os Mensageiros da Paz
Aula: Antecedentes do Cristianismo – Moisés
Ciclo: 2º Ciclo – Data: 29.07.2012

Incentivo Inicial: Dividir a turma em grupos e pedir que respondam ao anexo: “O que vem antes de...”.
O que vem antes de....

.....
Número 9

Domingo

Prédio

Doença

Dezembro

Homem ou mulher

Árvore

Nadar

Comer

Fruta

Dirigir

Morte

Alfabetização

Gol

Medalha

Desenho

Avião

Carro

Pão

Médico

Professor

Jesus Cristo


Conteúdo:
ü  Antes de qualquer decisão, de qualquer acontecimento, acontece alguma coisa.
ü  Como no Incentivo Inicial, tudo começa em algum lugar, com alguma decisão...
ü  O Cristianismo não foi diferente: para que Jesus viesse ao mundo trazer a 2ª Revelação, Deus enviou muito profetas, sendo que o 1º que se tem notícia foi Moisés.
ü  Foi o primeiro que passou a registrar tudo.

História de Moisés

Moisés nasceu quando o povo hebreu vivia escravizado no Egito.
Por ordem do Faraó, rei dos egípcios, todos os filhos homens dos hebreus deveriam ser eliminados ao nascer, pois ele temia que eles crescessem em quantidade e se tornassem numerosos, se rebelando contra seu governo. 
Para escapar da morte certa, Moisés, que significa “salvo das águas”, foi colocado, por sua mãe, num cesto de vime que, posto nas águas mansas do Rio Nilo, foi achado e recolhido pela princesa, filha do Faraó, no lugar onde costumava banhar-se.
Moisés, sob a proteção da princesa, foi educado no Palácio Real, aprendendo a sabedoria egípcia, mas no íntimo mantinha amor e interesse pelo povo hebreu do qual veio.
Quando adulto, Moisés assumiu a cidadania judia, e indignado pelos maus tratos sofridos por seu povo, decidiu protege-los, sendo obrigado a fugir por ser perseguido.
Atravessou o deserto e chegou a um lugar chamado Midiã, onde conheceu sua esposa, Zípora, ajudando seu sogro num sinal de humildade, se preparando para a tarefa a que seria chamado.
Certo dia, quando pastoreava, viu algo diferente, como fogo no mato, um fogo que não queimava. Julgou ouvir a voz de Deus lhe dizendo: “Moisés chegou a hora de ajudar e livrar do cativeiro o povo hebreu e encontrar um lugar onde possa viver livre.”.
Após receber todas as instruções, Moisés e seu irmão Arão foram ao Faraó pedir a liberdade do seu povo, porém nada conseguiram, e o povo foi sobrecarregado de trabalho.
Eles insistiram, não desistindo, continuando a orar a Deus para que o Faraó permitisse a libertação do povo hebreu.
Nesse período, o Egito começou a sofrer duras provas e grandes sofrimentos. O Faraó, pensando que era castigo por manter os hebreus escravizados, acabou dando a tão esperada permissão para a retirada deles.
Assim, eles se juntaram em grupos e comandados por Moisés, deixaram o Egito, viajando pelo deserto por muitos dias.
O Faraó, arrependido pela saída deles, ordenou a seu exército que perseguisse aquele povo sofrido e os trouxessem de volta, porém, Moisés ajudado pelo Amparo Divino, conseguiu mantê-los livres.

ü  500 anos antes do nascimento de Jesus, reencarnaram muitos religiosos e filósofos para preparar o ambiente do mundo.
ü  O mundo precisava conhecer a boa e a má semente, para poder entender a grande missão do Cristo.
ü  Com a aproximação do advento do Mestre, o mundo se povoava de artistas e pensadores: Pitágoras, Sócrates, Platão, Buda, Krishna e muitos outros.
ü  O Salvador comtemplava das Alturas essa época de elevadas conquistas morais, cheio de amor e de esperança.
ü  O planeta terrestre aproximava-se da sua maioridade espiritual, quando, então, poderia Ele nutrir o coração humano com a sementeira bendita da Sua palavra.
ü  Assim, tudo o que acontece no mundo é previamente preparado. Para uma boa colheita, é necessário o cuidado com o solo, adubação eficiente, água, sol, extração da erva daninha. Para a recepção do Mestre Maior, houve um grande preparo, começando por todos aqueles acreditavam em um Deus Único.

FIXAÇÃO: levar os desenhos da história de Moisés para que eles pintem, e serem colocados no mural. Desenhos que foram retirados da Internet.









Nenhum comentário:

Postar um comentário