quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Pensamentos - Higiene - Sintonia Espiritual

================================================================

HIGIENE DOS PENSAMENTOS | SINTONIA ESPIRITUAL

QUADRO RESUMO

Atividade
Objetivo
Tempo de duração
Prece Inicial
Entrar em sintonia com espiritualidade superior
5’
Contação de História
Demonstrar a importância do pensamento em nosso dia a dia.

15’
Atividade de Fixação
Demonstrar de forma lúdica como os pensamentos influenciam.

20’
Dinâmica
Mostrar o poder dos bons pensamentos unidos!
20’
Prece final, harmonização e Magnetização da Água
Agradecer a Deus por mais uma oportunidade de estarmos reunidos e magnetizar a água.
10’


Tempo total: 1h10’














OBJETIVO: Ensinar à criança a importância e a força que tem nossos pensamentos! Que os pensamentos bons geram saúde, assim como os pensamentos ruins geram doenças. Procurar deixar claro que devemos vigiar o que estamos pensando. Bons pensamentos atraem bons Espíritos.

HISTÓRIA: O ALIMENTO ESPIRITUAL
Um dos professores encontrava-se com graves problemas na escola.
Os alunos liam jornais e revistas com reportagens violentas, depois passavam a imitar os aventureiros e malfeitores e quando viam a televisão, escolhiam programas horrorosos.
Em razão disso apresentavam, na escola e em casa, péssimo comportamento. Alguns pronunciavam palavrões, julgando-se modernizados, enquanto outros se entregavam a brincadeiras de mau gosto, acreditando que assim mostravam superioridade e inteligência. Nunca liam bons livros Zombavam dos bons conselhos.
O professor, em vista disso, certo dia reuniu todas as classes na hora do recreio e apresentou uma surpresa esquisita.
Os pratos estavam cheios de coisas impróprias: pães envolvidos em lama, doces com batata pobres, pedaços de maçãs com tomates estragados, bolachas emboloradas e geleias misturadas com terra.
Os meninos, revoltados, gritavam com o que viam. O velho educador pediu silêncio e tomando a palavra, disse-lhes:
- Classe! Vocês estão assustados e revoltados com o alimento para o corpo? Eu estou assustado e preocupado com o alimento sadio para a nossa alma. O pão garante a nossa energia física; maus livros e as notícias infelizes, as difamações e as aventuras criminosas, representam substâncias apodrecidas que nós absorvemos, envenenando a vida mental e prejudicando também as páginas escritas que cooperam na defesa de nossa harmonia interior, a fim de nunca fugirmos ao correto procedimento.
Com essas palavras o professor deu a hora do recreio e a merenda por encerradas.
Os alunos retiraram-se cabisbaixos e pensativos. E, pouco a pouco, o professor foi percebendo que a conduta de alguns alunos foi sendo modificada para melhor, começou a perceber um outro clima de interesse na leituras e programas que eram assistidos.
O professor deu-se por satisfeito.
Livro Pai Nosso - Meimei - F.C.Xavier

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO 1 | NUVENS
Colar no quadro uma nuvem em uma cartolina preta, contendo palavras recortadas de jornais e revistas de nosso cotidiano, expressões que falamos a toda hora, gírias e frases que nos chamam atenção ou termos que expressem o nosso pensamento e cole na nuvem. Palavras que contribuem de maneira negativa para a ambiência perto de nós e nossa vibração.
O que ocupa nossos pensamentos?
Como pensamos, sentimos e agimos. Os pensamentos têm uma influência determinante sobre as emoções e o comportamento de uma pessoa.
Nossos pensamentos são uma poderosa força geradora de emoções e comportamentos que nos aproximam ou afastam de Deus, de nós mesmos e de nossos semelhantes. Com eles formamos o ambiente interno de nossa alma. Somos felizes e infelizes segundo nossos sentimentos.
Se pensar no bem, sentirá e agirá no bem, se pensar no mal, sentirá e agirá no mau, se pensar com caridade, vai sentir e agir com caridade.
Todos os valores morais (conjunto de sentimentos)  nosso, são resultados dos pensamentos que guardamos em nosso coração.
Estes valores formam nosso caráter. Se você é agressivo e desrespeitoso, guardas no coração sentimentos inferiores. Se calmo e compreensivo, guardas sentimentos nobres.
Podemos nos avaliar segundo nosso agir. Para nos corrigirmos é preciso nos conhecer. No L.E. dos Espíritos Kardec (q.919) perguntou como o homem pode melhorar a sim mesmo e resistir as tentações, responderem simplesmente os Espíritos elevados a Kardec, que era conhecendo a si mesmo.
A mudança interior começa na mudança dos pensamentos.
Os pensamentos são ondas que tem cor e som. Pensamentos bons, ondas coloridas, sons harmoniosos; pensamentos maus, ondas de cores feias, sons desagradáveis.
Bons pensamentos, bons sentimentos.
Pensamentos infelizes (negativos) atraem forças, ou, energias negativas e logo se segue em ações. Quando você pensa de uma forma, age segundo ela. E para manter o equilíbrio espiritual ou sentimental devemos evitar atitudes com consequências infelizes, vigiando constantemente o pensamento.
Vigiemos ao notarmos nossos pensamentos formando em nossa mente que será mais fácil consertá-los.
Se você percebe que seu pensamento está desvencilhando para o ódio, pensa no amor; se raiva ou vingança pensa no perdão; se impaciência, pensa na paciência e assim em diante. Fazendo esse exercício diário você perceberá os pensamentos negativos nascendo bem antes de sua formação e os modificarão.
Devemos cuidar para que nossos pensamentos, palavras e ações, não sejam contrários á lei divina.
A bíblia traz verdades importantes sobre o pensamento, há passagens que Jesus nos recomenda o pensamento sincero e reto.
O evangelho nos propicia um novo olhar espiritual para as coisas do mundo material. Por isso a importância das palavras de Jesus, que por meio de seus ensinos morais nos ensinava a sentir e pensar.
O evangelho de Jesus nos ensina a sentir e pensar, segundo as leis divinas.

“Tudo o que é verdadeiro,
tudo o que é respeitável,
tudo o que é justo,
tudo o que é puro,
tudo o que é amável,
tudo o que é de boa forma,
se alguma virtude há e se algum louvor existe,
seja tudo isso que ocupe vosso pensamento.”
EPÍSTOLA AOS FILIPINENSES 4:8, PAULO DE TARSO

Jesus Cristo tinha sobradas razões recomendando-nos o amor aos inimigos e a oração pelo que nos perseguem e nos caluniam. Não é isto mera virtude, no pensamento residem as causas de nossos sofrimentos e felicidade.
Sentimentos inferiores como raiva, inveja, etc., são sentimentos tóxicos. Doenças físicas surgem com origem neles.
* Falar sobre as causas e efeitos da produção do pensamento em nós e no ambiente do planeta.
Pensando, construímos nosso destino. O pensamento é força criadora e nossa felicidade poderá ser resultante deste exercício ao elaborar nossos desejos e nossos ideais.
A mente (pensamento)  é a base, a ação é a nossa construção.

NUVEM COLORIDA
O que podemos fazer para tomar as rédeas de nossas vidas e não nos deixarmos influenciar por pensamentos e ações que nos fazem mal e contribuem para uma energia pesada em nosso coração e planeta?
No que venho prestando atenção? Sobre o que converso com os meus amigos?
Adoramos um disse-me-disse, uma fofoca, saber algo ruim de outra pessoa, nos valorizando a medida que desvalorizamos o outro.
Conhecendo bem a nossa natureza, Jesus recomendou o "vigiar e orar" para que colocássemos um final neste ciclo vicioso.
Bons pensamentos são capazes de cobrir nuvens espessas e escuras... Leve pequenas nuvens coloridas recortadas e distribua para os evangelizando. Convide-os a refletir e escrever palavras e mensagens para que, todos juntos, possamos cobrir esta nuvem negra, não deixando que ela nos influencie com sua negatividade.
Peça que eles colem as nuvens coloridas com as mensagens sob a nuvem negra.

DINAMICA: PENSAMENTOS (Corrente do Bem)
Desenvolvimento: A dinâmica tem duas partes.
1ª parte - Distribuir 5 para cada aluno as tiras de papel e, antes que o lápis for dado a cada um, pedir que eles pensem algo de bom: uma lembrança, um gesto, um acontecimento da semana, uma frase dita por alguém, uma mensagem positiva, uma palavra. Depois desta pausa para reflexão, cada um escreva nas tiras de cores diferentes sentimentos bons que têm com as lembranças do acontecimento. E à medida que acabarem, fechar os elos formando uma corrente pequena.
Dar alternativas de formarem um colar ou pulseira, ou fazer uma corrente do bem com mensagens de crescimento e vibrações positivas para todos!
Nossos pensamentos e palavras ocupam todo o espaço em que estamos.
Atingimos aos que estão a nossa volta, mesmo que estes não queiram.

SE DER
2ª parte - Para que as crianças compreendam melhor, fazer uma roda e bolhas de sabão foram dadas a cada um. Todos devem soprar ao mesmo tempo para que a sala se encha de bolhas!
Dizer-lhes:
Assim acontece com o que pensamos...
Para chamar a atenção de como os pensamentos nos atingem, quando a sala estiver repleta de bolhas, pedir uma criança para passar no meio delas e, assim sairá cheio de marcas de bolhas das que estouraram ao contato, e, com algumas presas ao corpo!

HARMONIZAÇÃO FINAL / PRECE- Todos em círculo, de mãos dadas. Juntos vão abaixando as mãos lentamente, falando baixinho: “Pense no bem, faça o bem!”. Depois vão levantando as mãos e repetindo a frase anterior, cada vez mais forte.
Todos largam as mãos e sentam-se, ainda em círculo. Relaxar. Pedir que visualizem um jardim bonito como aquele da história, observem as cores e sintam o perfume das flores.


Para entregar aos pais:
"O pensamento é a nossa capacidade criativa em ação. Em qualquer tempo, é muito importante não nos esquecermos disso." Chico Xavier / André Luiz













Nenhum comentário:

Postar um comentário