sábado, 15 de setembro de 2018

Fé Raciocinada


Tema: FÉ RACIOCINADA
2º Ciclo
Data: 16.09.2018
Evangelizadoras: Marita 

OBJETIVO: Fazer com que as crianças compreendam a diferença da Fé cega e Fé raciocinada.

INCENTIVO INICIAL: pegar a jarra de água, fazer uma prece e oferecer um copo para cada criança, perguntando se acreditam que magnetizei a água, se acreditam que a água pode conter substâncias colocados pelos Espíritos através de minhas mãos para seu bem-estar. Fazer a prece inicial.


CONTEÚDO:
·         É muito importante ter fé, como também é importante ter confiança nas pessoas, especialmente naquelas com quem nos relacionamos.
·         A fé é incompatível com a dúvida.
·         Não é possível acreditarmos em algo e duvidar ao mesmo tempo. Podemos ter fé em uma pessoa, objeto/imagem, uma ideologia, uma corrente filosófica, um conjunto de regras, modelos ou dogmas de uma religião.
·         Há vários tipos de fé:
·         A mais comum é a fé natural.  Por exemplo: estamos dentro da Casa Espírita e em nenhum momento pensamos que o teto desabaria sobre nossas cabeças.
o   Perguntar às crianças: na fé natural tudo está em ordem?
o   Nem sempre está, por exemplo: olhe o adesivo colocado nos elevadores, em vários edifícios residenciais e comerciais, alertando sobre o número máximo de pessoas que podem ficar dentro. Esse adesivo começou a ser colocado depois de graves acidentes ocorridos devido ao excesso de peso.
o   De modo que a fé natural, inúmeras vezes, é passível de questionamentos e de incertezas.
·         Conveniente mencionar, desde logo, que a fé não se impõe. A fé necessita de uma base, que é a inteligência perfeita daquilo em que se deve crer. E, para crer, não basta ver; é preciso, sobretudo, compreender.
·         A fé cega produz o maior número dos incrédulos, porque ela pretende impor-se, exigindo a abdicação das mais preciosas prerrogativas do homem: o raciocínio e o livre-arbítrio. Aceita sem nada verificar, conduz ao fanatismo, pode desmoronar.
o   Um exemplo de Fé cega foi quando em 18 de novembro de 1979, 918 pessoas morreram em um misto de suicídio coletivo e assassinatos em Jonestown, uma comuna fundada por Jim Jones, pastor e fundador do Templo Popular, uma seita pentecostal cristã de orientação socialista. Embora algumas pessoas tenham sido mortas a tiros e facadas, a grande maioria pereceu ao beber, sob as ordens do pastor, veneno misturado a um ponche de frutas.
·         A fé raciocinada, por se apoiar nos fatos e na lógica, nenhuma obscuridade deixa. A criatura então crê, porque tem certeza, e ninguém tem certeza senão porque compreendeu. O Espiritismo nada impõe a quem quer que seja. Além disso, respeita, de maneira absoluta, o livre-arbítrio de cada um. E, como se sabe, livre-arbítrio é a liberdade para tomar decisões de acordo com seu próprio discernimento.
·         A Doutrina Espírita comprova que todos somos Espíritos, os que estamos agora encarnados na Terra e os que saíram do corpo pela desencarnação (retornando ao Mundo dos Espíritos – de onde proviemos e para onde regressaremos), mas não saíram da Vida. Comprova também que a Vida tem seu curso natural, ora no corpo físico, ora fora dele, razão pela qual somos imortais e indestrutíveis, isto é, viveremos para sempre.
·         Dinâmica: vendar os olhos de duas crianças. Colocá-las num canto. Em seguida colocar nas mãos de uma delas uma caixa de fósforos, e na mão de outra uma vela. Primeiro elas precisam adivinhar o que estão segurando e em seguida explicar que elas devem imaginar que estão num escuro total e colocam em sua mão uma caixa de fósforos e uma vela. O que fazer? Elas mesmas darão as respostas.
·         Explicar que acreditar que a vela iluminará o ambiente onde estão é um tipo de fé raciocinada.

·         Fé vacilante é quando uma pessoa não procura os meios para vencer porque não acredita, hesita, tem incerteza, sente sua fraqueza, usa de força bruta para suprir a força que lhe falece. Um exemplo é uma pessoa que está com câncer e não procura todos os meios médicos para se salvar.
·         Fé robusta: é calma, é paciente, usa de inteligência e compreensão das coisas, tem a certeza de chegar ao objetivo, é humilde, confia em Deus, é perseverante, energia e supera os obstáculos.
·         A fé faz parte do nosso crescimento espiritual, desenvolve-se lenta e progressivamente. É um trabalho desenvolvido e assimilado ao longo do tempo, é uma conquista intelectual.
·         A Fé Raciocinada que nos leva a evolução moral por meio da reforma íntima.
·         A fé é o resultado do nosso conhecimento interior. Quanto maior for a nossa identidade com a fé, mais forte aparecerá em nossas vidas a felicidade. Os Evangelhos têm asseverado: "Que tudo te seja feito segundo a tua fé" A fé é a realização do homem no espírito, no mundo da consciência, é o crer para ser. Devemos caminhar em direção da nossa fé.
·         A Fé é o elo que liga a criatura ao Criador. É o Combustível da vida que nos impulsiona para nossa Evolução. Ela é a bússola que norteia o rumo de nossa existência.

FIXAÇÃO: mostrar a gravura abaixo e questionar as crianças para o que ela representa em matéria de FÈ.


ATIVIDADE:
Passar o seguinte exercício para que eles respondam preenchendo as lacunas de maneira correta:
1 - Tenho fé nos meus ..................... e ando na paz e no bem de Deus.
2 - Tenho fé nas minhas ........................ e trabalho, estudo e faço esporte.
3 - Tenho fé nos meus .............................. e vejo as belezas do céu.
4 - Tenho fé nos meus ............................ e ouço a música da Natureza.
5 - O lavrador tem fé nas ......................................... e colhe milhares de grãos.
6 - Tenho fé no meu ....................... uso a minha inteligência e raciocínio para ter fé raciocinada.

Em seguida entregar cópias da atividade abaixo:

Prece final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário