PLANO DE AULA
CENTRO
ESPÍRITA:
CICLO:
TEMA:
DATA:
ELABORADO
POR:
1.
OBJETIVOS:
a) Formativo: é o principal, o que queremos despertar, desenvolver
nos evangelizandos tais sentimentos e/ou obter ou mudar tais comportamentos.
b) Informativos: relativo a
conhecimento. O que se pretende que os evangelizandos saibam no final da aula.
Definir de uma maneira simples, breve e clara.
2.
INCENTIVO
INICIAL: como fazer para atrair a atenção do
evangelizando, muitas vezes dispersiva ou não interessada. Normalmente é
rápido, só para entrar no conteúdo. Exemplo: caça-palavras, quebra-cabeça,
mímica, cartazes, jogos, dramatização, perguntas que vão encaminhando para o
tema, teatro de fantoches, música, questão provocativa, notícia de jornal,
tempestade cerebral, objeto exposto ou escondido (escondendo o tema da aula),
etc.
3.
DESENVOLVIMENTO:
a) Estratégia: o que vamos
usar para continuar mantendo a aula interessante, pode ser uma continuação do
Incentivo Inicial. Aqui entra a criatividade. De que maneira a aula será dada?
Aqui se define se a aula será estudo em grupo, palestra, diálogo, teatro,
entrevistas, gincana, etc. Definem-se os passos principais da aula.
b)
Conteúdo: é a aula em si, a mensagem a ser levada, exatamente o
objetivo informativo. Detalha-se a aula minuciosamente. O que se pretende fazer
na sequência. O encadeamento da aula. Devem-se criar símbolos (*#@&§) para
que ao consultarmos o conteúdo durante a aula, nos localizemos rapidamente, sem
paradas que passariam insegurança aos evangelizandos.
4.
FIXAÇÃO: deve-se
prestar muita atenção nos evangelizandos para verificar se a estratégia foi bem
recebida. Por exemplo: numa história, às vezes, pensamos que está tudo bem. E
os evangelizandos não entenderam nem a história, nem a mensagem. É preciso que
eles dêem o retorno. Para fixar bem a mensagem, podemos usar um apelo forte,
que fique gravado na mente: música, poesia, cartaz, objetos, etc.
5.
AVALIAÇÃO:
meio que utilizaremos para verificar se o evangelizando captou o tema. Aqui
verificaremos se os objetivos foram atingidos.
6.
ATIVIDADE:
sempre se relacionando com a aula, para sedimentar bem. Por exemplo: dobradura,
recorte, colagem, pintura a lápis, a pincel, a dedo, desenho livre ou pronto
(não se deve dar com frequência desenhos prontos para não inibir a capacidade
da criança), trabalhos manuais, jogos, música, dramatização, etc. Esta é a
oportunidade do evangelizando se confraternizar com os outros, desenvolver suas
potencialidades criadoras, expandir sua energia, muitas vezes a própria aula é
uma Atividade, ou a Avaliação/Fixação e Atividade se confundem numa só.
Deve-se
elogiar e respeitar os trabalhos dos evangelizandos, nunca impondo
preferências, assim como estimular-lhes a fazerem sozinhos, com criatividade.
Estes
três últimos itens podem estar misturados ou confundidos num só. Uma
brincadeira com perguntas e respostas ou uma “feira de frases” podem ser Atividade,
Avaliação e Fixação ao mesmo tempo. Ensinar uma música sobre o tema pode servir
de Fixação, Avaliação e Atividade.
7.
MATERIAL
DIDÁTICO: tudo o que for usado no Plano de Aula
para não se esquecer de levar no dia.
FAÇA
UMA AVALIAÇÃO DA AULA APÓS APLICÁ-LA. ALTERE O QUE FOR NECESSÁRIO E ARQUIVE-A
PARA UTILIZÁ-LA EM OUTRAS OPORTUNIDADES, EM OUTROS ANOS.
BOM
TRABALHO.
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