sábado, 20 de outubro de 2018

Plano de Aula


PLANO DE AULA
CENTRO ESPÍRITA:
CICLO:
TEMA:
DATA:
ELABORADO POR:

1.      OBJETIVOS: a) Formativo: é o principal, o que queremos despertar, desenvolver nos evangelizandos tais sentimentos e/ou obter ou mudar tais comportamentos.
                                     b) Informativos: relativo a conhecimento. O que se pretende que os evangelizandos saibam no final da aula. Definir de uma maneira simples, breve e clara.

2.      INCENTIVO INICIAL: como fazer para atrair a atenção do evangelizando, muitas vezes dispersiva ou não interessada. Normalmente é rápido, só para entrar no conteúdo. Exemplo: caça-palavras, quebra-cabeça, mímica, cartazes, jogos, dramatização, perguntas que vão encaminhando para o tema, teatro de fantoches, música, questão provocativa, notícia de jornal, tempestade cerebral, objeto exposto ou escondido (escondendo o tema da aula), etc.

3.      DESENVOLVIMENTO: a) Estratégia: o que vamos usar para continuar mantendo a aula interessante, pode ser uma continuação do Incentivo Inicial. Aqui entra a criatividade. De que maneira a aula será dada? Aqui se define se a aula será estudo em grupo, palestra, diálogo, teatro, entrevistas, gincana, etc. Definem-se os passos principais da aula.
                                             b) Conteúdo: é a aula em si, a mensagem a ser levada, exatamente o objetivo informativo. Detalha-se a aula minuciosamente. O que se pretende fazer na sequência. O encadeamento da aula. Devem-se criar símbolos (*#@&§) para que ao consultarmos o conteúdo durante a aula, nos localizemos rapidamente, sem paradas que passariam insegurança aos evangelizandos.

4.       FIXAÇÃO: deve-se prestar muita atenção nos evangelizandos para verificar se a estratégia foi bem recebida. Por exemplo: numa história, às vezes, pensamos que está tudo bem. E os evangelizandos não entenderam nem a história, nem a mensagem. É preciso que eles dêem o retorno. Para fixar bem a mensagem, podemos usar um apelo forte, que fique gravado na mente: música, poesia, cartaz, objetos, etc.

5.      AVALIAÇÃO: meio que utilizaremos para verificar se o evangelizando captou o tema. Aqui verificaremos se os objetivos foram atingidos.

6.      ATIVIDADE: sempre se relacionando com a aula, para sedimentar bem. Por exemplo: dobradura, recorte, colagem, pintura a lápis, a pincel, a dedo, desenho livre ou pronto (não se deve dar com frequência desenhos prontos para não inibir a capacidade da criança), trabalhos manuais, jogos, música, dramatização, etc. Esta é a oportunidade do evangelizando se confraternizar com os outros, desenvolver suas potencialidades criadoras, expandir sua energia, muitas vezes a própria aula é uma Atividade, ou a Avaliação/Fixação e Atividade se confundem numa só.
Deve-se elogiar e respeitar os trabalhos dos evangelizandos, nunca impondo preferências, assim como estimular-lhes a fazerem sozinhos, com criatividade.
Estes três últimos itens podem estar misturados ou confundidos num só. Uma brincadeira com perguntas e respostas ou uma “feira de frases” podem ser Atividade, Avaliação e Fixação ao mesmo tempo. Ensinar uma música sobre o tema pode servir de Fixação, Avaliação e Atividade.

7.      MATERIAL DIDÁTICO: tudo o que for usado no Plano de Aula para não se esquecer de levar no dia.


FAÇA UMA AVALIAÇÃO DA AULA APÓS APLICÁ-LA. ALTERE O QUE FOR NECESSÁRIO E ARQUIVE-A PARA UTILIZÁ-LA EM OUTRAS OPORTUNIDADES, EM OUTROS ANOS.

BOM TRABALHO.





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