sexta-feira, 29 de outubro de 2021

PRECONCEITO - DIFERENÇAS

 

Tema: PRECONCEITO – DIFERENÇAS

Data: 30.10.2021

Para 1º e 2º Ciclos de Infância

Elaborada por Marita

                                                            ==================

Mídias 

As mídias utilizadas nas imagens foram retiradas do Google e pertencem aos seus respectivos autores. Isento-me de qualquer direito autoral. Não tenho qualquer tipo de lucro monetário, usando o material apenas para a prática didática da Evangelização Espírita Cristã.

                                                            ===================

 

OBJETIVO: mostrar às crianças que toda obra Divina tem que ser respeitada: pedras, água, animais, vegetais, humanos brancos, negros ou amarelos, homem ou mulher, pobre ou rico... Hoje estamos nessa condição humana, mas já passamos por milhares e ainda passaremos por outras tantas.

                                                           ===================

INCENTIVO INICIAL: colocar vários papéis de cores diferentes num saco ou sacola (também podem ser bexigas de cores diferentes, ou pastilhas de chocolate do tipo Confeti). A criança deverá pegar um deles e dizer, de olhos fechados ou vendados, a cor pelo tato. Assim somos todos nós: iguais perante Deus.

Neste vídeo a criança pode se identificar num momento que sofreu bullying ou praticou sem notar:


                                        Bullying não! Ser diferente é legal | Canal da Charlotte

                                                        =====================

CONTEÚDO TEÓRICO:

Jesus disse que para entrar no Reino dos Céus devemos nos comparar a uma criança, porque toda criança é simples de coração. 



Na Terra, encarnados, devemos compreender que Deus coloca tudo aqui para nos provar. Homens e mulheres, negros indígenas, orientais, brancos, ricos e pobres, religiosos e ateus, gordos e magros, etc.

O Espiritismo nos ensina que pelas reencarnações sucessivas, ocupamos posições diversas para nosso aprimoramento espiritual. Mas temos que dominar o orgulho, a vaidade e a ambição para termos direitos a um futuro melhor.

Sem humidade, nunca aceitaremos nosso próximo como ele é.

Deus vos distingue pelos corpos físicos? O envoltório do pobre não é o mesmo que o do rico? Terá o Criador feito duas espécies humanas? Por acaso o sangue de uma pessoa branca é diferente de uma negra? A ciência não revelou nenhuma diferença entre eles.

Na balança Divina, são iguais todos os homens e mulheres, sendo que só a virtude os distinguem aos olhos de Deus. São da mesma essência todos os Espíritos e formados de igual massa todos os corpos. Ter um corpo físico desta ou daquela cor nada tem com elevação espiritual.


As pessoas tendem a ser preconceituosos. Basta que se observe o enorme número de piadas racistas com negros, portugueses, japoneses, judeus, etc.

Com a reencarnação desaparecem os preconceitos de raça e de castas, pois que o mesmo Espírito pode tornar a nascer rico ou pobre, capitalista ou proletário, chefe ou subordinado, livre ou escravo, homem ou mulher. (A Gênese, cap. 1, item 36)

A simplicidade de coração e a humildade de espírito são os verdadeiros títulos de distinção que o homem deve buscar.

Somos todos diferentes e vivenciamos experiências diferentes. Jamais devemos nos revoltar ou desistir da vida que Deus, nosso Amado Pai, nos presenteou. Tenhamos paciência e fé porque tudo representa apenas um momento de nossas infinitas vidas.




  


























 ======================

FIXAÇÃO:



Contar a história: A ROUPA FAZ A DIFERENÇA?

            Sem maiores preocupações com o vestir, o médico conversava descontraído com o enfermeiro e o motorista da ambulância, quando uma senhora elegante chega e de forma ríspida, pergunta:

            - Vocês sabem onde está o médico do hospital?

            Com tranquilidade o médico respondeu:

            - Boa tarde, senhora! Em que posso ser útil?

            Ríspida, retorquiu:

            - Será que o senhor é surdo? Não ouviu que estou procurando pelo médico?

            Mantendo-se calmo, contestou:

            - Boa tarde, senhora! O médico sou eu, em que posso ajudá-la?

            - Como?!?! O senhor?!?! Com essa roupa?!?!...

            - Ah, Senhora! Desculpe-me! Pensei que a senhora estivesse procurando um médico e não uma vestimenta...

            - Oh! Desculpe doutor! Boa tarde! É que... Vestido assim, o senhor nem parece um médico...

            - Veja bem as coisas como são... - disse o médico -... As vestes parecem não dizer muitas coisas, pois quando a vi chegando, tão bem vestida, tão elegante, pensei que a senhora fosse sorrir educadamente para todos e depois daria um simpaticíssimo "boa tarde!"; como se vê, as roupas nem sempre dizem muito...

Moral da História: UM DOS MAIS BELOS TRAJES DA ALMA É A EDUCAÇÃO.

            Sabemos que a roupa faz a diferença, mas o que não podemos negar é que falta de educação, arrogância, falta de humildade, pessoas que se julgam donas do mundo e da verdade, grosseria e outras "qualidades" derrubam qualquer vestimenta. Bastam, às vezes, apenas 5 minutos de conversa para que o ouro da vestimenta se transforme em barro.

                                                     ========================

ATIVIDADE: após ver o vídeo abaixo, a criança deverá desenhar um cachorrinho, com uma perninha faltando, para entender que embora diferente, o animalzinho tem as mesmas qualidades e alegrias.

====================================








Nenhum comentário:

Postar um comentário