sábado, 15 de outubro de 2022

JESUS – ENSINOS DE JESUS

    Mídias

 As mídias utilizadas nas imagens foram retiradas do Google e pertencem aos seus respectivos autores. Isento-me de qualquer direito autoral. Não tenho qualquer tipo de lucro monetário, usando o material apenas para a prática didática da Evangelização Espírita Cristã.

                                                        ========================

Tema: JESUS – ENSINOS DE JESUS

Data: 15.10.2022

Para crianças de 6 a 9 anos

Elaborada por Marita

 

OBJETIVO: identificar os Ensinos de Jesus, principalmente através das Parábolas.

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

INCENTIVO INICIAL: começar com um interrogatório para saber o quanto as crianças sabem de Jesus. "Deixai vir a mim as crianças..."


CONTEÚDO TEÓRICO:

Jesus era um desconhecido na época em que viveu. Para que o povo pudesse ouvi-lo, Ele encontrou uma maneira de chamar a atenção: começou a curar as pessoas.

Todos começaram a procura-lo para resolver seus problemas físicos e morais, e Ele aproveitou todas as oportunidades, nas quais o povo se reunia, para ensinar.

Toda a moral de Jesus se resume na Caridade e na Humildade, isto é, nas duas vias contrárias ao egoísmo e ao orgulho. (Explicar às crianças que CARIDADE é sempre estarmos prontos a ajudar as pessoas que estão à nossa volta, e HUMILDADE é sabermos que não somos melhores do que ninguém, que todos somos iguais perante Deus).

Jesus, mais que ninguém, nos ensinou o verdadeiro sentido da palavra CARIDADE.

E como podemos avaliar se estamos sendo caridosos com o próximo? – AMAR AOS OUTROS COMO GOSTARÍAMOS QUE OS OUTROS NOS AMASSEM. FAZER AOS OUTROS, O QUE GOSTARÍAMOS QUE OS OUTROS NOS FIZESSEM. Esse é o mais maravilhoso código de conduta que existe. E foi Jesus quem o ensinou.

A caridade, segundo Jesus, não se restringe à esmola, mas a todas as relações em que nos achamos com os nossos semelhantes: saber calar-se diante de uma calúnia, ser surdo a uma palavra zombeteira, não ver o sarcasmo de alguém que se supõem acima de nós.

Existem muitas maneiras de praticarmos a caridade ensinada por Jesus: endereçar bons pensamentos, pronunciar boas palavras para consolar, vibrarmos em prece aos necessitados, aconselharmos nossos amigos sobre erros que os vemos cometerem, etc.

Todo o Evangelho de Jesus é um código de amor. Na época em que Ele esteve aqui, a maioria das pessoas não puderam compreender os Seus Ensinamentos. Hoje temos a Doutrina Espírita, que trouxe ao entendimento de todos, tudo o que Jesus disse.

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

 

FIXAÇÃO: contar a Parábola: “A SEMENTE”, usando as gravuras, explicando às crianças, que Os Ensinos de Jesus são como a semente da história. Foram plantados há mais de 2 mil anos e para cada um de nós, nasce no momento que estivermos prontos para aplica-los em nossas vidas.

A SEMENTE

 Em uma floresta, uma jovem araucária, que viva ao lado de uma velha macieira, estava triste porque o lenhador havia cortado a sua amiga, também araucária, e dela havia deixado somente um pinhão, que enterrou na terra.

Percebendo a tristeza da araucária, a sábia macieira apenas lhe falou:

- Aguarde o tempo passar.

O lenhador regava cuidadosamente o lugar onde tinha enterrado o pinhão todos os dias.

Curiosa, a jovem araucária observava sempre.

Enquanto isso, dentro da terra a semente começou a arrebentar. Depois de muito tempo, um pequeno broto saiu da terra para conhecer o sol.

Ante o olhar interrogativo da araucária, a macieira explicou:

O pinhão é uma semente que guarda em seu interior uma nova araucária. Quando ele é enterrado e recebe cuidados, sua casca arrebenta e de dentro dele sai uma vida.

A chuva, então, molhou a tenra plantinha.

E a semente enterrada, depois de longos anos, transformou-se em uma nova linda araucária.







FEP – 2º Ciclo – Unidade IV

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

ATIVIDADE: cantar a música: “Jesus está passando por aqui”, e desenhar a germinação de uma semente, simbolizando que Os Ensinos de Jesus estão nascendo em seus corações.

Jesus está passando por aqui




 

Jesus Cristo está passando por aqui

Jesus Cristo está passando por aqui

Quando Ele passa tudo se transforma

A tristeza vai

A alegria vem

Quando Ele passa tudo se transforma

Vem trazendo bênçãos

Pra você

E pra mim também.





Nenhum comentário:

Postar um comentário