sexta-feira, 7 de outubro de 2022

HISTÓRIA E CRENÇA NO DEUS ÚNICO – OS DOZE APÓSTOLOS

    Mídias

 As mídias utilizadas nas imagens foram retiradas do Google e pertencem aos seus respectivos autores. Isento-me de qualquer direito autoral. Não tenho qualquer tipo de lucro monetário, usando o material apenas para a prática didática da Evangelização Espírita Cristã.

                                                        ========================

HISTÓRIA E CRENÇA NO DEUS ÚNICO – OS DOZE APÓSTOLOS

Data: 08.10.2022

Para crianças de 6 a 9 anos

Elaborada por Marita

 

OBJETIVO: explicar às crianças que ninguém está sozinho neste mundo. Até Jesus, o Espírito mais perfeito que encarnou na Terra, não dispensou a colaboração dos homens que se integraram rapidamente à Sua missão; contou com a ajuda das mãos de muitas outras pessoas, especialmente dos 12 apóstolos conhecidos pelos cristãos.

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

INCENTIVO INICIAL:




CONTEÚDO TEÓRICO:

Os apóstolos absorveram o ideal de servir de Jesus e foram os continuadores da Sua tarefa, após sua morte.

Foi uma equipe que colaborou na difusão do Evangelho, exceto Judas, que não compreendeu a tarefa espiritual de Jesus.

Sem o trabalho dos apóstolos, provavelmente o cristianismo teria se extinguido, numa época muito difícil, onde os meios de comunicação eram extremamente precários.

Além disso, a maioria dos apóstolos sofreu grande perseguição, pois os judeus da época não aceitavam Jesus, pois Ele pregava o amor e a humildade.

Vamos conhecer um pouco de cada um:

Pedro: era um pescador no mar da Galileia (cidade de Cafarnaun). Seu nome era Simão, mas recebeu de Jesus o sobrenome de Pedro, que significa pedra em grego e hebraico, respectivamente. É tido como fundador da Igreja Cristã em Roma, considerado pela Igreja Católica como o primeiro Papa. Depois da morte de Jesus, despontou-se como líder dos doze Apóstolos, aparecendo em destaque em todas as narrativas evangélicas.

André: irmão de Pedro e pescador, foi o primeiro dos doze a ser chamado por Jesus. Antes de seguir Jesus, era discípulo de João Batista. Os cristãos de regiões longínquas atestam que ele foi o primeiro a levar o Evangelho para lá. Ele também pregou na Ásia Menor, hoje conhecida como Turquia, e na Grécia, onde se diz ele ter sido crucificado.

Tiago. - o Maior: pescador: irmão de João, filho de Zebedeu, fazia parte do círculo mais íntimo de Jesus. Após a morte deste, permaneceu em Jerusalém, junto a Pedro, sendo executado em 43 d.C.

João - irmão de Tiago, o Maior, filho de Zebedeu. Junto com o irmão Pedro participaram do círculo mais íntimo junto a Jesus. É autor do quarto evangelho. O seu evangelho enfoca mais o aspecto espiritual de Jesus. É considerado "o discípulo amado". Era muito jovem na época da vida do Mestre, e na crucificação, foi designado por Jesus a tomar conta de Maria, demonstrando aí o quanto este confiava em João.

Filipe - aparece rapidamente nos Evangelhos, não nos deixando muitas informações sobre ele. Bartolomeu -  também chamado de Natanael no Evangelho de João, evangelizou na Armênia, junto ao Mar Negro, onde, segundo uma lenda posterior, foi esfolado vivo, vindo a morrer.

Tomé - também chamado Dídimo ou Gêmeo, era o terceiro apóstolo em idade, depois de Pedro. Ficou famoso pelo fato de ter duvidado que Jesus tivesse ressuscitado, e disse que só acreditaria vendo. Então, Jesus apareceu para ele e respondeu que muitos não iriam ver e acreditariam. Depois da crucificação, passou a pregar na Pérsia e na Índia.

Mateus - também chamado de Levi, filho de Alfeu. Era publicano ou cobrador de impostos, classe muito odiada na época de Jesus, por cobrarem impostos dos judeus para serem entregues às autoridade romanas. Escreveu o primeiro evangelho, onde dá mais ênfase ao aspecto humano e genealógico de Jesus. Pregou no norte da África depois da morte do Mestre, prosseguindo até a Etiópia, onde foi morto.

Tiago, também chamado de Tiago, o Menor, filho de Alfeu. Tornou-se um membro altamente respeitado da recém-nascida comunidade cristã em Jerusalém. Foi um observador das normas judaicas, defendendo que estas normas deveriam fazer parte do cristianismo. Foi conciliador e um pregador fervoroso do ensino de Jesus. Foi atacado por se recusar a denunciar os cristãos, sendo apedrejado até a morte, por ordem do sumo sacerdote.

Judas Tadeu – também chamado Lebeu; é um dos doze citados nominalmente por Mateus e Marcos. Contam as tradições que trabalhou na Mesopotâmia e na Pérsia.

Simão, o zelote. era chamado assim porque pertencia a uma seita chamada de "Os Zelotes, ou zeladores", que lutava para a libertação de Israel dos romanos. Simão permaneceu na Palestina pregando o Evangelho.

Judas Iscariotes - Dizem as tradições que este apóstolo era designado para cuidar do dinheiro comum, por ser um dos poucos instruídos. Foi enganado pelos sacerdotes que o induziram a mostrar onde estava Jesus, a troco de 30 moedas de prata, prometendo que só o prenderiam durante as festividades da Páscoa judaica. Depois que viu a crucificação de Jesus, Judas, amargamente arrependido,  jogou as 30 moedas aos pés dos sacerdotes, indo se enforcar.

                                                      .-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

FIXAÇÃO: slides contando a história de cada um, fixando o conteúdo teórico.















ATIVIDADE: no desenho as crianças ligarão o desenho do apóstolo com sua respectiva sombra.
-------------------------------------------------------------














Nenhum comentário:

Postar um comentário