sábado, 31 de dezembro de 2011

Parábola do Semeador

A PARÁBOLA DO SEMEADOR


 “E, ajuntando-se uma grande multidão, e vindo de todas as cidades com Ele, disse por parábola:
Um semeador saiu a semear a sua semente, e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho, e foi pisada, e as aves do céu a comeram.
E outra caiu sobre pedras, e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade;
E outra caiu entre espinhos, e crescendo com ela, os espinhos a sufocaram;
E outra caiu em boa terra, e nascida, produziu frutos, cento por um. Dizendo Ele estas coisas clamava: - Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
E os seus discípulos O interrogavam, dizendo: - Que parábola é esta?
E Ele disse: - A vós é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que, vendo, não vejam, e, ouvindo, não entendam.
Esta é pois a parábola: A semente é a palavra de Deus;
E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem, depois vem o diabo, e tira-lhes, do coração a palavra, para que se não salvem, crendo;
E os que estão sobre pedras, estes são os que ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas como não tem raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam;
E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram, e, indo por diante, são sufocados com os cuidados, e riquezas e deleites da vida e não dão fruto com perfeição.
E a que caiu em boa terra, esses são os que ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança.”
                                                                                                              (Lucas: Cap. 8, v.4-l5)


Há dois milênios, Jesus Cristo já pressentia os entraves que se deparariam, quando das semeaduras que seriam levadas a efeito no decurso dos séculos. Obtemperava, então, o Divino Semeador que nem todas as sementes germinariam de pronto, e em sua grande maioria feneceriam por falta de ambiente adequado.
Definindo a Parábola do Semeador, o Mestre deixou transparecer que uma parte das suas palavras e ensinos, simbolizados nas sementes generosas, cairiam à beira do caminho e seriam pisadas e comidas pelas aves. Enquadram-se aqui as criaturas que dão guarida à boa semente lançada pelos mentores do Alto, no decorrer de todas as épocas. Seres refratários à verdade e à prática do Bem, endurecidos, rebeldes, vingativos, reincidentes na prática do mal. Não encontrando ambiente nessas criaturas, sendo pisadas e espezinhadas, as sementes são facilmente subtraídas pelas entidades trevosas que, quais aves de rapina, estão sempre prontas no propósito ingrato de afastarem a centelha bendita dos corações humanos, semeando em seu lugar o joio daninho.
Outra parte das sementes caiu sobre as pedras, não encontrando, ali, qualquer possibilidade de penetração e sem os benefícios do humo do amor, também acabam perecendo. Incluem-se, aqui, aqueles que persistem na manutenção de um coração orgulhoso e empedernido, repelindo quaisquer possibilidades de germinação das coisas de Deus, em seus espíritos: são aqueles que se julgam sábios e potentados da Terra; os que negam, ao ponto de repelirem coisas relevantes por causa das suas idéias pessoais; os personalistas que só concebem as coisas, quando emanadas da sua inteligência ou quando giram em torno da sua personalidade. São também aqueles que aceitam os ensinamentos em seus princípios, mas que, enfrentando os primeiros ventos adversos, passam a negar a misericórdia de Deus e a duvidar da Sua justiça.
A terceira parte das sementes caiu no meio do espinheiro, e, crescendo este último com maior rapidez, encobriu-as e sufocou-as. São os que ouvem os ensinamentos, entusiasmam-se, compenetram-se de que são eivados de verdade, no entanto, as conveniências sociais, as preocupações de ordem material e os preconceitos, crescem mais depressa, abafando as sementes no nascedouro. As vantagens que a vida física lhes oferece, anulam qualquer possibilidade de germinação da semente do amor ao próximo. São também as criaturas que animam-se de um entusiasmo transitório e que arrefece diante da muralha das tradições e das etiquetas.
A quarta e última das sementes caiu em terra boa, produzindo frutos a cem por um. Enquadram-se,  aqui, aqueles que recebem os ensinamentos dos céus, e passam a observá-los de maneira a constituírem inestimável tesouro; praticam-nos de modo a se traduzirem em bênçãos e virtudes; difundem-nos de forma a representarem verdadeira fonte de água-viva, que ameniza toda a dor e estanca toda a lágrima, implantando em seu lugar a alegria e a esperança.
            É lastimável se notar que a pródiga semeadura encetada por ocasião do desempenho do Messiado sublime de Jesus, e insuflada através de vinte séculos pelos Espíritos generosos do Senhor, até hoje não encontrou guarida nos corações humanos, apesar do Mestre ter afirmado que a semente é a palavra de Deus. Desta maneira, os Evangelhos aí estão qual imenso e inextinguível celeiro, repleto de generosas sementes que são quotidianamente lançadas aos quatro ventos pelos seareiros que o Mestre tem feito suscitar entre nós, sem que a esperada retribuição seja processada, senão em escala muito irrisória.
            Demonstrando às criaturas humanas que somente a prática das boas obras, simbolizada na semente que produz cem por um, será o meio mais eficiente para o soerguimento das nossas almas e o seu subseqüente encaminhamento para Deus, a Doutrina Espírita torna-se portentoso instrumento na preparação das almas para a assimilação das sementes do Bem. Pois, solucionando o intrincado problema do destino, da razão de ser e da dor, através das vidas sucessivas, e que dá aos homens uma compenetração mais séria das suas responsabilidades como Espíritos imortais, sem os prejuízos oriundos das falsas interpretações que acobertam os ensinamentos com coisas grotescas e obsoletas, que fazem os seres humanos enxergar sem ver, e ouvir sem entender.
            O Espiritismo serve de barreira contra a prática do mal, definindo que as reencarnações dolorosas  transmutarão, pela senda da dor e do aprendizado constante, os imprevidentes revoltosos de hoje em úteis e devotados seareiros do porvir. O arado das vidas sucessivas fará com que o terreno pedregoso e cheio de espinheiros seja revolvido para que possa, também, acolher a boa semente e produzir frutos a cem por um. 

                                                                       As maravilhosas Parábolas de Jesus-                                                                       - Paulo Alves Godoy-
A SEMENTE É A PALAVRA DE DEUS.


Comentário de Kardec do Evangelho Segundo o Espiritismo:

“A parábola do semeador representa perfeitamente as várias maneiras de nos aproveitarmos do Evangelho. Realmente, quantas pessoas há  para as quais ele é apenas letra morta que, como a semente lançada sobre pedras, nenhum fruto produz.
Também encontra justa aplicação nas diferentes categorias de espíritas. Não se acham simbolizados nela os que apenas atentam nos fenômenos materiais e nenhuma conseqüência tiram deles, porque neles mais não vêem do que fatos curiosos? Os que apenas se preocupam com o brilho das comunicações dos Espíritos e não as consideram com interesse senão quando satisfazem a sua imaginação, para depois de ouvi-las caírem na frieza e no indiferentismo anteriores? Os que acham os conselhos muito bons e admiráveis, mas para serem aplicados aos outros e não a si próprio? E os que, finalmente, aceitam essas instruções, como a semente que cai em terra boa e dá frutos?
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – Kardec – Cap. XVII – 6

NAS ESTRADAS


            “E  os que estão junto do caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo-a eles ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que neles foi semeada.” Jesus. (Marcos, 4:15).

            Jesus é o nosso caminho permanente para o Divino Amor.
            Junto dele seguem, esperançosos, todos os espíritos de boa-vontade, aderentes sinceros ao roteiro santificado.
            Dessa via bendita e eterna procedem as sementes da Luz Celestial para os homens comuns.
            Faz-se imprescindível muita observação das criaturas, para que o tesouro não lhes passe despercebido.
             Semente santificante virá sempre, entre as mais variadas circunstâncias.
            Qual ocorre ao vento generoso que espalha, entre as plantas, os princípios de vida, espontaneamente, a bondade invisível distribui com todos os corações a oportunidade de acesso à senda do amor.
            Quase sempre a centelha divina aparece nos acontecimentos vulgares de cada dia, num livro, numa particularidade insignificante do trabalho, na prestimosa observação de um amigo.
            Se o terreno de teu coração vive ocupado por ervas daninhas e se já recebeste o princípio celeste, cultiva-o, com devotamento, abrigando-o nas leiras de tua alma. O verbo humano pode falhar, mas a Palavra do Senhor é imperecível. Aceita-a e cumpre-a, porque, se te furtas ao imperativo da vida eterna, cedo ou tarde o anjo da angústia te visitará o espírito, indicando-te novos rumos.
PÃO NOSSO – Emmanuel – Chico Xavier – cap. 25

                                  




TEMA

INCENTIVO INICIAL

ATIVIDADE

Vivência dos ensinamentos de Cristo
Apresentar sementes de milho e feijão.
Questionar: para que se usa, qual o nome de quem usa?
Cópias do desenho pronto onde as crianças pintarão e colarão sementes
         
            Em que tipo de locais foi lançada a semente?
            Onde a semente germinou?
            A que espécie de semente se referia Jesus?
            Como podemos classificar as pessoas, comparando-as aos campos da parábola?
            A qual tipo de campo você se compara?
            Por quê?
            Que precisamos fazer para sermos considerados o campo fértil da parábola?
            Hoje você ouve palavras boas no Centro Espírita.
            Mas, o que fará no futuro?
            Não diga que nada sabia.
            Jesus sempre nos diz: “Vem hoje.”




A SEMENTE É A PALAVRA DE DEUS.
BOAS SEMENTE = BOAS OBRAS
DOUTRINA ESPÍRITA = INSTRUMENTO DE PREPARAÇÃO DAS ALMAS PARA A ASSIMILAÇÃO DO BEM
















Nenhum comentário:

Postar um comentário