DEUS
DEUS
– PAI E CRIADOR
INCENTIVO
INICIAL:
mostrar diversas imagens: homem, mulher, pássaro, montanha, árvore, cachorro,
etc., e perguntar às crianças se tudo o que foi mostrado é Deus. Todas devem
ser unânimes em dizer “não”.
CONTEÚDO:
Perguntar: Como é Deus? Perguntar a cada
uma delas para entender como elas O entendem individualmente. Devemos retirar
de suas mentes que Deus é uma pessoa como nós. Nem mesmo sabemos de que matéria
é nosso Espírito, como poderemos saber que é Deus. (mostrar uma gravura de duas
crianças pensando)
Em seguida pedir que elas fechem os
narizes durante alguns segundos. Elas não conseguirão respirar, obviamente.
Explicar, então, que Deus é como o ar que respiramos: não o podemos ver, mas
Ele faz parte de nós, sem Ele não vivemos. (mostrar uma gravura de uma criança
tampando o nariz).
O passo seguinte é pedir que elas fechem
os olhos e assoprar em seus rostos. Depois comentar que como o vento que
sentimos em, nossos rostos e que balança as árvores, (mostrar gravuras de uma
árvore balançando) é como Deus para nós. Ele está sempre ao nosso lado, podemos
senti-Lo como o vento, mas não podemos vê-lo.
Mostrar a gravura de uma vela acesa e de
uma fogueira, e perguntar: Vocês sabem como é o calor? Vocês sentem o calor?
Pois Deus é como o calor que se sente e não se vê. Como o ar que ninguém vê.
Como a luz que brilha e não tem forma. (mostrar gravuras ou imagens).
Por falar em forma, que forma Deus tem?
Ninguém sabe. O ar, o vento, a luz não têm forma. Deus também não tem forma.
Alguém consegue olhar para o Sol? Pois
se pudéssemos olhar para Deus, nossos frágeis olhos não conseguiriam. Pois Deus
é muito maior, mais poderoso, mais forte que o Sol. (mostrar gravura do Sol).
Na Terra, apenas Jesus conhecia Deus,
podia vê-Lo e conversar diretamente com Ele.
Mostrar gravuras da Natureza dizendo que
Deus é Grande, Forte e Bom, que faz coisas boas, grandes e fortes. Não vemos
Deus, mas Ele está em todo lugar. Ele está longe, mas também está perto. Eu não
o vejo, mas ele está sempre comigo, porque está em todo lugar.
BONDADE
DIVINA
INCENTIVO
INICIAL:
levar um caderno vazio e dizer que sem a “Bondade Divina” nossa vida pode ser
comparada a um livro (ou caderno) vazio.
CONTEÚDO:
- Deus sempre nos ampara, pois
está em toda a parte, tudo vê, tudo preside, mesmo às coisas mais simples.
- A ação de Deus está em todo
o Universo, em cada ser da Criação.
- Jesus nos ensinou que Deus
tudo sabe, até mesmo o que desejamos Lhe pedir.
- É importante sabermos que a
“Bondade Divina” se faz constantemente através dos trabalhadores
espirituais.
- O que nos cerca, o que
precisamos é a vontade do Pai.
- Às vezes, não compreendemos
a Bondade Divina, tal como a criança que não aceita o remédio amargo que
lhe faz bem.
- Confiando em Deus, Ele nos
manda os amigos espirituais ou encarnados em nosso socorro.
- Quando deitamos à noite, nós
confiamos nosso Espírito a Deus e acreditamos que no dia seguinte o Sol
brilhará.
- Quando o agricultor joga a
semente na terra, ele confia que ela brotará e frutificará. Mesmo sem
acreditar em Deus, ele “confia”.
- Confiar na Natureza é
confiar em Deus.
PROVIDÊNCIA DIVINA
INCENTIVO
INICIAL
– pedir às crianças que desenhem o espaço infinito: planetas, satélite,
estrelas, cometas, etc.
CONTEÚDO:
- INFINITO –
o que não tem começo e nem fim, o desconhecido.
- Deus é
infinito? – Definição incompleta. Pobreza de linguagem dos homens.
Compreender o que é Deus está acima da inteligência humana.
- Como o
infinito é uma abstração, definir Deus como infinito é tomar uma coisa
pelo que também não é.
- PROVAS DE
DEUS – não há efeito sem causa. Procurando tudo o que não é obra do homem,
nossa razão nos responderá.
- O UNIVERSO
EXISTE? – Sim, estamos nele. Existem pessoas que dizem que Deus não
existe, mas como explicar o Universo. Se Deus não existe, como explicar
que o “nada” pôde criar alguma coisa.
- O
sentimento da existência de Deus existe em nosso íntimo, mesmo os
selvagens têm este sentimento.
- Na formação
das coisas e dos seres há uma combinação primeira, e elas não se aglutinam
“por acaso”. O “acaso” não é um ser inteligente. Um acaso inteligente não
seria mais o acaso.
- Um homem,
por mais inteligente que seja, é capaz de com sua força mental ou física
fazer uma semente de pêssego, por exemplo, germinar? Crescer e dar frutos?
- Quando o
Espírito que habita o homem se libertar da matéria, e, pela sua perfeição,
estiver próximo Dele, então o verá e o compreenderá.
- Deus não é
uma “criatura”.
- Para nós,
no momento, basta crer que Deus existe. Mal conhecemos a nós mesmos.
Primeiro temos que conhecer nossas imperfeições, não penetrar no
impenetrável.
- Muitas
opiniões já foram dadas a respeito de Deus. Os homens orgulhosos tentam defini-lo,
mas Deus não é um ser material, por isso não podemos dizer que nós, a natureza,
o universo são partes de Deus, pois a matéria está sempre se modificando e
Deus é imutável.
- “Não
sabemos tudo o que Ele é”.
- A
inteligência de Deus se revela em Suas obras, como a de um pintor em seu
quadro; mas as obras de Deus não são mais o próprio Deus que o quadro não
é o pintor que o concebeu e executou.
- Jesus nos
ensinou que Deus tudo sabe, até mesmo o que desejamos lhe pedir, mas é
necessária nossa atitude receptiva (aposento íntimo) para percebermos e
assimilarmos a resposta de Deus às nossas necessidades.
- Sempre
recebemos o Divino amparo, mesmo quando não compreendemos a vontade do Pai
em nosso favor.
- Imagine uma
criança que não aceita o “remédio amargo”. “Olhai para as aves do céu, que
nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e Vosso Pai as alimenta.
Não tendes vós muito mais valor do que elas?”.
- O Pai
sempre ouve as nossas rogativas, mas é preciso discernimento para
compreender as respostas d’Ele e aproveitá-las.
AMOR A DEUS
INCENTIVO
INICIAL:
escrever em pedaços de papel o nome de cada criança presente na aula. Entregar
o papel dobrado para cada criança respectivamente, explicando que ali está o
nome da pessoa que eles mais devem amar: A SI MESMOS.
- Mostrar a
gravura de uma família: AMOR À FAMÍLIA
- A gravura
de uma sala de aula ou de um ambiente de trabalho: AMOR À SOCIEDADE
- Uma árvore,
animal, água ou outras gravuras da natureza: AMOR À NATUREZA.
- Dois
amigos: AMIZADE
- AMOR AOS
INIMIGOS: este é o exercício mais difícil. Amar aos inimigos não significa
que devemos abraçar e receber em nossa casa pessoas das quais não gostamos
ou que não gostam de nós. Mas não fazer mal a elas; orar por elas; não
lhes desejar o mal.
- Como amar a
Deus sem ter exercitado o AMOR?
- Como amar
algo que não imaginamos o que é?
- Nós
conhecemos Deus no momento de nossa criação, e quando chegamos à
Perfeição.
- Mostre uma
gravura de uma mãe com seu filho: imagine que a mãe é Deus, e que ela
delegasse a outras pessoas o cuidado e a criança só voltasse a encontrar
sua mãe, quando adulta. Embora todo este tempo longe, em nenhum momento
ela o teria abandonado.
- Deus é pai de tudo e de todos. Se
não aprendermos a cuidar da natureza, de nossos semelhantes, dos animais,
da água, não podemos dizer que amamos a Deus.
DEUS CUIDA DE MIM
INCENTIVO
INICIAL:
Mostrar uma
gravura de uma mãe com seu filho no colo.
Perguntar:
- O que
representa esta gravura?
- O bebê vive
sozinho?
- A mãe ama
seu filho?
- Cuida dele?
Protege? Alimenta?
- Quando ele
cresce os cuidados continuam?
- Quando fica
adulto a mãe continua a amá-lo? Preocupa-se com ele? Fica triste quando
algo ruim lhe acontece?
- Interfere
nas suas decisões? Ou apenas ajuda-o?
CONTEÚDO:
- Assim é
Deus. A imagem de uma mãe é a representação imperfeita do amor e do
cuidado de Deus para conosco.
- Devemos
confiar em Deus como confiamos naqueles que nos amam e nos protegem: mães,
pais, professores, médicos, etc.
- Como Deus
está em toda parte, tudo provê, tudo assiste, temos sua ação providencial
constantemente.
- Deus tudo
criou, então Ele cuida de tudo: das pedras, das sementes, das plantas, dos
animais, da água, do Sol e de nós, que devemos aprender a cuidar das
coisas de Deus e sermos seus herdeiros, como Jesus já nos falou.
- Somos
irmãos de Jesus. O Mestre nos apresentou Deus como um Pai, amoroso e
justo.
- E Deus
“cuida de todos”, bons e maus, pobres e ricos, assim como o Sol ilumina a
todos da mesma maneira.
FIXAÇÃO:
Contar a
Parábola da Ovelha Perdida, mostrando que Deus cuida de todos como o pastor
cuida de todas as ovelhas. (NESTE BLOG TEM A PARÁBOLA DA OVELHA PERDIDA COM GRAVURAS)
DIVERSAS
FIXAÇÕES:
- História do
livro “Ideias e Ilustrações” Cap. 7: “Do
Socorro Divino – A RESPOSTA CELESTE”, usando gravuras. Comentar e
pedir às crianças que contem suas próprias experiências a respeito do
socorro Divino em alguma situação de suas vidas.
- Utilizar
cartões com profissões variadas. Cada criança pega um cartão, diz o que é
e explica como aquele profissional pode amar a Deus.
ATIVIDADE:
Levar um desenho onde elas devem
procurar animais numa paisagem e colorir.
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