Sono e sonhos - aula para Infância
Mostrar uma gravura de uma pessoa dormindo e o Espírito liberto.
Conteúdo:
- Durante o sono, o Espírito continua ativo.
- O sono é o repouso do corpo, e enquanto este se recupera das energias gastas, o Espírito vai se refazer no Plano Espiritual.
- Nem sempre o Espírito se aprimora durante o sono. Busca, às vezes, companhias espirituais outras, com as quais se afiniza, liberando suas más inclinações.
- Liberado parcialmente do corpo, o Espírito retoma suas experiências evolutivas, pode se lembrar do passado e até mesmo antever aspectos de seus futuro.
- o sonho é a retratação do que o Espírito viu ou ouviu durante o sono, cuja lembrança, na maioria das vezes, se mistura com suas preocupações diárias.
- o sonho pode ser simples mentalização do Espírito em torno de suas preocupações cotidianas. Neste caso o Espírito não se afasta por completo.
- Os Espírito em desequilíbrio podem também aproveitar do sono para atormentar àqueles que os prejudicaram no passado ou no presente ou às almas fracas e pusilânimes.
- Graças ao sono, o Espírito encarnado está sempre em relação com o Mundo Espiritual.
- O sono é o recreio depois do trabalho, enquanto aguardamos a desencarnação.
- Pelo sono vivemos duas fases distintas da existência; uma do corpo físico (quando despertos) e outra no Plano Espiritual (quando em repouso).
- Como no período do sono somos visitados pelos Espíritos Protetores, que nos auxiliam, nos instruem e alertam acerca de nossas necessidades espirituais, ou somos envolvidos por entidades ainda presas aos aspectos inferiores da vida, cabe-nos preparar conscientemente pela oração, e pedirmos à Deus e aos Bons Espíritos a sua ajuda no período do sono físico.
- Os sonhos podem ser comparados à uma lembrança de um passeio; ou às recordações de nossa infância.
- O sono pode ser comparado ao preso que sai da penitenciária ou ao doente que sai do hospital.
- O Livro dos Espíritos - cap. VIII perg. 400 a 412.
Fixação: contar a história do livro "Alvorada Cristã" - O Descuido Impensado - de Chico Xavier.
Atividade: fazer um teatro sobre o sono, usando as crianças nos seguintes papéis: uma pessoa dormindo, seu Espírito liberto, um espírito obsessor, um Espírito protetor. O Evangelizador será o narrador e diretor e dirá o que as crianças deverão dizer e fazer, levando um texto previamente elaborado. Assim as crianças não precisarão decorar o texto.
Ou a atividade abaixo:
Referências práticas para o desenvolvimento da aula:
- As lembranças de um passeio
- As recordações de nossa infância
- O encontro com amigos
- Uma viagem ou passeio agradável
- A leitura de uma carta com notícias boas ou más
- O preso que sai da penitenciária
- O doente que sai do hospital
- A visita a uma galeria de arte
- A lembrança de um filme
Nenhum comentário:
Postar um comentário