Criação Divina – O Corpo
Seus movimentos e
diferenças físicas
Evangelizadores: Ássima, Paulo e Thamy
Objetivos da Aula:
Apresentar as
facilidades e dificuldades das diversas limitações físicas do nosso corpo, como
aceitá-las e conviver ou auxiliar ao próximo com estas dificuldades.
Primeiro
Momento: Fazer a prece inicial e distribuir a água
fluidificada.
Segundo
Momento: (dinâmicas)
Separar as
crianças em dois grupos:
1. Dinâmica da laranja:
Formar duas
filas, entregar uma laranja na mão para a primeira criança de cada fila, pedimos
para passarem até o final, agora pedimos para passar de volta, mas desta vez
não poderão usar nem as mãos nem os braços.
Objetivo:
Demonstrar as
dificuldades das limitações das pessoas que não possuem os membros superiores
ou seus movimentos. Estimular a iniciativa e criatividade da criança para
resolver suas limitações.
2. Dinâmica da caixa secreta:
Continuar com
os dois grupos, vendar o primeiro da fila, pedir para colocar a mão dentro de
uma caixa com objetos e pedir para que descubram o que é cada um, passar ao
próximo até o ultimo.
Objetivo:
Demonstrar as
dificuldades das limitações das pessoas que não possuem a visão. Estimular os
sentidos da criança, desenvolvendo melhor seus outros sentidos.
3. Dinâmica da pintura com a boca
Distribuir
papel e (*canetão) para as crianças, pedir para que façam um desenho, mas não
podem usar as mãos nem os pés. (acabarão desenhando com a boca)
Objetivo:
Demonstrar as
dificuldades das limitações das pessoas que não possuem movimentos dos membros
inferiores e superiores, (tetraplégicos). Estimular a aceitação destas pessoas
e a assistência, como acessibilidade, socialização, etc.
4. Dinâmica da mímica:
Separar em
duplas, sortear imagens para as duplas, pedir para que demonstrem as imagens
para sua dupla mas não podem emitir nenhum som.
Objetivo:
Demonstrar as
dificuldades das limitações das pessoas surdo/mudas.
Estimular os
sentidos da criança, desenvolvendo melhor seus outros sentidos, estimular a
socialização das crianças com pessoas com este tipo de limitação.
Terceiro
Momento: devolutiva
Conversar com
as crianças sobre as dificuldades encontradas em cada situação, aproveitar para
explicar sobre a importância da socialização com estas pessoas com limitações,
estimular perguntas e respostas das crianças. (poderá ser feito no intervalo de
cada dinâmica para não acumular duvidas e explicações.).
Quarto
Momento: Prece de Encerramento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário