sexta-feira, 13 de maio de 2022

MUNDO ESPIRITUAL - Mundos espirituais, pluralidade dos mundos habitados, tipos de mundos

 

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Tema: MUNDO ESPIRITUAL

Para 1º e 2º Ciclos de Infância

Data: 14.05.2022

Elaborada por Marita

 

OBJETIVO: explicar às crianças que nossa vida atual é apenas uma das milhares ou milhões pelas quais deveremos passar para atingir a perfeição. E para que isto ocorra, deveremos encarnar e ou viver em diversos tipos de mundos.

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INCENTIVO INICIAL:

Mostrar uma caixinha à criança e perguntar o que tem dentro dela. (a caixa estará vazia).

Perguntar o que viu. Com certeza ela dirá que não tem nada dentro dela, ao que você responderá: “Existe sim, existe AR dentro da caixa, o ar está em todo o lugar. Mas nós não podemos enxergá-lo. Vamos respirar fundo, para sentir o ar”.

Explicar que existem coisas que não vemos ou porque são muito pequenos como: os micróbios, o ar, os pensamentos, as ondas de rádio e TV e muitas outras coisas.

Existe também outro mundo, semelhante ao nosso, que não vemos – é o mundo espiritual - onde vivem os Espíritos desencarnados, isto é, sem corpo físico. Lá eles moram, estudam e se preparam para uma nova encarnação em um novo corpo físico.

Perguntar quem são os Espíritos?  - R.: São pessoas que já desencarnaram e vivem no mundo espiritual que é invisível aos nossos olhos e existe como o ar que respiramos.

Mostrar um boneco ou boneca e perguntar: por que falamos e fazemos muitas outras coisas que a boneca não faz? R.: Porque a boneca não possui Espírito, portanto não tem livre arbítrio nem inteligência e não possui corpo de carne para viver na Terra, nem perispírito para viver no mundo espiritual.

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CONTEÚDO TEÓRICO:

Jesus disse: “HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI”.

Existem dois mundo distintos: o corporal composto de Espíritos encarnados e o Espiritual formado pelos Espíritos desencarnados.

Segundo André Luiz não há espaços vazios no Universo.

Encarnados na Terra, as pessoas possuem corpo físico. No mundo espiritual possuem corpo espiritual, ou perispírito.

Ensina-nos a Doutrina Espírita, que no mundo espiritual tudo é mais rico e abundante: as cidades, os hospitais, os templos religiosos, as casas, os lares, as escolas, a natureza, os animais, as praças de esporte, as artes, etc.; sendo tudo aqui uma cópia imperfeita de lá. 

No intervalo das encarnações, o Espírito retorna ao mundo espiritual, donde veio e para onde volta de acordo com o que aqui viveu: feliz ou desgraçado, segundo o bem ou o mal que haja praticado. O que rege o mundo espiritual é a Afinidade.

No intervalo das existências o Espírito fica errante no mundo espiritual onde pode melhorar muito; porém é na existência corporal é que põem em prática as ideias que adquiriu – á a provação.

Como a vida física é passageira, é no estado espiritual que o Espírito colhe os frutos do progresso realizado na sua encarnação, e também nele que se prepara para novas lutas e aprendizado.

Assim, o mundo espiritual é o normal e principal, sobrevivendo ao mundo físico e sobre este agindo incessantemente.

No mundo espiritual os Espíritos das diferentes ordens evolutivas aproximam-se, segundo a afinidade de tendências formando grupos ou famílias: os bons desejam sempre praticar o bem, e os maus continuar a fazer o mal, pois a desencarnação não muda ninguém. Ninguém vira anjo só porque morreu.

No mundo espiritual, os Espíritos superiores que lá vivem, continuam a auxiliar os irmãos necessitados de amparo e as pessoas encarnadas que merecem ajuda. Deus se vale deles para ajudar toda a Humanidade.

O mundo espiritual não se encontra parado numa região como acontece com as cidades da Terra. O plano espiritual interpenetra as esferas físicas, desdobrando-se em toda a parte: nos lares, na sociedade, nas vias públicas, na natureza; em todo lugar enfim encontram-se os Espíritos desencarnados em incessante atividade.

Compete-nos aprimorar o nosso estado espiritual, educando palavras, atos, emoções e sentimentos, para sermos merecedores da companhia dos Espíritos amigos e protetores, os quais, em nome de Deus nos auxiliam, bem como, nos colocarmos, deste modo em condições de cooperar no aprendizado daqueles que se aproximem de nós.

Na erraticidade o Espírito percebe o que lhe falta para ser feliz, procurando os meios de alcança-lo.

O céu e o inferno, portanto, são simples alegorias; por toda a parte há Espíritos felizes e infelizes; sintonizados com os encarnados que pensam da mesma maneira.











FIXAÇÃO: contar a história: O CÉU E O INFERNO, de uma lenda judaica.

 

Deus convidou um Rabino para conhecer o céu e o inferno. Ao abrirem a porta do inferno, viram uma sala em cujo centro havia um caldeirão onde se cozinhava uma suculenta sopa.

Em volta dela, estavam sentadas pessoas famintas e desesperadas. Cada uma delas segurava uma colher de cabo tão comprido que lhe permitia alcançar o caldeirão, mas não suas próprias bocas. O sofrimento era imenso.

Em seguida, Deus levou o Rabino para conhecer o céu. Entraram em uma sala idêntica à primeira, havia o mesmo caldeirão, as pessoas em volta, as colheres de cabo comprido. A diferença é que todos estavam saciados.

- Eu não compreendo, disse o Rabino, por que aqui as pessoas estão felizes, enquanto na outra sala morrem de aflição, se é tudo igual?

Deus sorriu e respondeu:

- Você não percebeu? É porque aqui eles aprenderam a dar comida uns aos outros.


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ATIVIDADE: a criança deverá fazer círculos e neles desenhar os diversos mundos classificados por Allan Kardec: primitivos, expiações e provas, regeneração, felizes e celestes.

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