sexta-feira, 11 de junho de 2021

A Parábola dos Primeiros Lugares

                           Tema: A Parábola dos Primeiros Lugares

 

Data: 12.06.2021

Para 1º e 2º Ciclos de Infância

Elaborada por Marita

==============================================================

Mídias 

As mídias utilizadas nas imagens foram retiradas do Google e pertencem aos seus respectivos autores. Isento-me de qualquer direito autoral. Não tenho qualquer tipo de lucro monetário, usando o material apenas para a prática didática da Evangelização Espírita Cristã.

============================================================== 

OBJETIVO: Ensinar às crianças que devemos sempre praticar a Humildade, exemplo maior que Jesus nos recomendou, mas que muitas vezes esquecemos.

=============================================================

 

INCENTIVO INICIAL

Apresentar o vídeo da Turma da Mônica, explicando às crianças que exercitamos muita humildade e desprendimento com a doação de sangue, sem precisar trazer a imprensa ou tirar fotos. Deus não quer que façamos por interesse. Ele quer que façamos por amor ao próximo.

===============================================================

CONTEÚDO TEÓRICO: 

https://dai.ly/x3ad36l - Este vídeo mostra bem esta Parábola. É só copiar e colar no google.



OS PRIMEIROS LUGARES

 

         Tendo Jesus entrado em casa de um dos principais fariseus a fim de ali tomar sua refeição, ao notar como os convidados escolhiam os primeiros assentos à mesa, propôs-lhes uma parábola, dizendo: “Quando fores por alguém convidado para um casamento, não te sentes no primeiro lugar, para não suceder que seja por ele convidada uma pessoa mais considerada do que tu e, vindo o que convidara a ti e a ele, te diga: dá o teu lugar a este; e então vás, envergonhado, ocupar o último lugar.

            Em vez disso, quando fores convidado, vai tomar o último lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: amigo, senta-te mais para cima; então será para ti uma honra diante de todos os demais convivas. Pois todo o que se exalta, será humilhado; e todo o que se humilha, será exaltado.”

                                                                (Lucas, Cap.14, v. 7-11)

 

         Com tal parábola, Jesus aconselha que cultivemos a humildade e o desprendimento, virtudes do verdadeiro cristão.

         Não é fácil, pois requer sacrifício, pois ainda vivemos num mundo de Provas e Expiações, no qual há o predomínio do “egoísmo”, ou seja, o amor exagerado a nós próprios, cada qual procurando garantir sua própria felicidade, sem preocupar-se com os outros.

         A felicidade real e duradoura, somente acontecerá quando aprendermos a amar e cuidar de nosso próximo, trabalhando pela melhora moral da Humanidade.

         Espiritualmente falando, não há, pois, para os discípulos do Cristo, outro privilégio senão o de servir, e servir por amor, com dedicação e altruísmo, pois o que se faça por interesse pessoal ou por vanglória não produz nenhum resultado superior.

Aqueles programas de televisão que ajudam as pessoas, já receberam seu pagamento que é a audiência. Mas, para nós pode ser um incentivo a praticarmos a caridade, só que desinteressadamente.

         Servir, no sentido cristão, é esquecer-se de si mesmo, e devotar-se amorosamente ao auxílio do próximo, sem objetivar qualquer recompensa, nem mesmo o simples reconhecimento daqueles a quem se haja beneficiado.

O Espiritismo nos mostra, através das vidas sucessivas, outra aplicação dessa parábola: a de que a posição social que ocupemos numa encarnação pode ser a inversa em outra. Hoje, ricos, amanhã, pobres. Hoje, saudáveis, amanhã, doentes. Hoje numa linda família, que se não soubermos dar o devido valor, numa outra encarnação poderemos ser órfãos. Portanto, nunca devemos desprezar os dons, a família, os amigos e os bens que Deus nos deu.

         Não disputemos, pois, os lugares de destaque, nem aspiremos a ser os mais acessados na internet (Youtubers) ou coisa parecida, nem façamos questão de sermos milionários e famosos para recebermos honras e aceitação social. Seja a nossa luta no sentido de eliminar as diferenças abismais que separam, uns dos outros; e seja o nosso maior empenho aproveitarmos as muitas oportunidades que se nos apresentam, diariamente, de sermos úteis e prestativos aos nossos semelhantes.

         Sobretudo, guardemo-nos de fazer alarde de nossos méritos pessoais, porquanto, “todo o que se exalta, será humilhado, e todo o que se humilha, será exaltado”.

                                                          Bibliografia: Parábolas Evangélicas – Rodolfo Calligaris 3ª ed. RJ, FEB, 1983, pág. 81-84 –

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

AINDA A HUMILDADE

 

            A força da humildade!

            Grandiosa, passa na maioria das vezes como fraqueza, ante os conceitos gastos da falsa moral. Tão nobre que se desconhece a si mesma.

            Atravessa uma existência sem despertar atenção, e nisso reside a essência do seu valor.

            Serva fiel do dever, não malbarata o tempo nas frivolidades habituais que exaltam os ouropéis. Avança sempre, produzindo com objetividade na direção dos fins que busca colimar.

            A humildade é muito ignorada.

            Virtude excelente é precioso aroma de sutil característica que vitaliza os que a conduzem.

            Toma diversas aparências conforme as necessidades das circunstâncias em que se manifesta. Aqui é renúncia, cedendo a benefício geral, esquecida de si mesma; adiante é perdão a serviço da paz de todos; além é bondade discreta, produzindo esperança; hoje é indulgência para oferecer nova oportunidade; amanhã é beneficência para manter a misericórdia; é sempre a presença de Jesus edificando a felicidade onde quer que escasseie a colheita da luz.

            A humildade, porém, somente é possível quando inspirada nos ideais da verdade. Enquanto o homem não se abrasa da certeza da vida superior, a humildade não lhe encontra guarida.

            Sabendo que a Terra é uma escola de experiências e ensaios da vida para a verdade, do mundo somente lhe vê as oportunidades de progresso, compreendendo a necessidade de aproveitar as horas.

            Todos os grandes heróis do pensamento, os mártires da fé e os santos da renúncia para lobrigarem o êxito dos objetivos a que ligaram a existência, se firmaram na humildade por saberem do pouco valor que representavam ante as grandes diretrizes da vida.

            A humildade em última análise representa submissão à vontade de Deus, doação plena e total às Suas mãos, deixando-se conduzir pela Sua Diretriz segura que governa o Universo.

    

            No culto da humildade não tenhas a presunção de resolver todos os problemas que te chegam. Preocupa-te em desincumbir-te fielmente dos deveres que te dizem respeito. Qualquer tarefa, por mais insignificante que te pareça, é de alta importância no conjunto geral. Faze, portanto, a tua função no concerto das coisas, consciente de que tua colaboração é preciosa e deve ser doada.

            Não ambiciones a tarefa que te não diz respeito. Aprende a considerar o labor alheio e produze o teu serviço cônscio da significação do que realizas, adornando de belezas o que passe pelo crivo do teu interesse e do teu zelo.

            Responderás diante da vida não pelo que gostarias de ter proporcionado, mas pelo que tiveste diante das possibilidades e de como te comportaste ante a ensancha.

            Cultiva a humildade.

             Humildade pela força da sua fraqueza nunca vai atingida: a lisonja não a envaidece, e a zombaria não a humilha. É inatingível pelo mal em qualquer expressão como se apresente.

            Olha o firmamento e faze um paralelo: as estrelas faiscantes e tu! Compreenderás o valor da humildade.

            Conquanto Jesus fosse o Arquiteto Sublime da Terra, não desconsiderou a carpintaria singela de José; caminhou imensos trechos descampados de solos agrestes a serviço do amor; conviveu com os mais difíceis caracteres sem melindres, sem falsa superioridade. Tão igual se fez aos infelizes que o acompanhavam que nem todos acreditaram fosse Ele “o escolhido”. No entanto, ainda aí não usou a presunção de convencer a ninguém, fazendo tudo aquilo para quanto veio e depois retornou, sereno, sem abandonar os que veio amar.

            Lição viva e desafiadora, a Sua vida é convite para que meditemos e vivamos, incorporando à nossa existência essa pérola sublime da redenção espiritual: a humildade!

            “Aquele que quiser tornar-se o maior, seja o vosso servo”.  Mateus: 20-27.

(Florações Evangélicas – Joanna de Ângelis –  Divaldo Pereira Franco. Cap. 31) 














=========================================================================

    FIXAÇÃO: 


A Lenda das três Árvores

Havia no alto da montanha três pequenas árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes.

A primeira, olhando as estrelas disse:

– Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros. Para tal, até me disponho a ser cortada.

A segunda olhou para o riacho e suspirou:

– Eu quero ser um grande navio para transportar reis e rainhas.

A terceira árvore olhou o vale e disse:

– Quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto que as pessoas, ao olharem para mim, levantem seus olhos e pensem em Deus.

Muitos anos se passaram, e certo dia, vieram três lenhadores pouco ecológicos e cortaram as três árvores. Todas ansiosas em serem transformadas naquilo que sonhavam. Mas lenhadores não costumam ouvir nem entender sonhos!

Que pena!

A primeira árvore acabou sendo transformada num coxo de animais, coberto de feno.

A segunda virou um simples e pequeno barco de pesca, carregando pessoas e peixes todos os dias.

E a terceira mesmo sonhando em ficar no alto da montanha, acabou cortada em grossas vigas e colocadas num depósito.

E todas as três se perguntavam desiludidas e tristes: para que isso?

Mas, numa certa noite, cheia de luz e estrelas, onde havia mil melodias no ar, uma jovem mulher colocou seu neném nascido naquele coxo de animais. E de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo.

A segunda árvore anos mais tarde, acabou transportando um homem que acabou dormindo no barco, mas quando a tempestade quase afundou o pequeno barco, o homem levantou e disse: Paz! E num relance, a segunda árvore entendeu que estava carregando o Rei dos Céus e da Terra.

Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela. Logo, sentiu-se horrível e cruel. Mas, logo no domingo, o mundo vibrou de alegria. E a terceira árvore entendeu que nela havia sido pregado um homem. Para salvação da humanidade e que as pessoas sempre se lembrariam de DEUS e de seu filho JESUS CRISTO ao olharem para ela.

As árvores haviam tido sonhos… Mas as suas realizações foram mil vezes melhores e mais sábias do que haviam imaginado.

Temos nossos sonhos, nossos planos e por vezes, não coincidem com os planos que Deus tem para nós. E quase sempre somos surpreendidos com a sua generosidade e misericórdia.

Autor desconhecido        

=========================================================================

ATIVIDADE: Desenhar três árvores bem lindas para homenagear Jesus.

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.



Nenhum comentário:

Postar um comentário