quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

COMO SER UM BOM EXEMPLO PARA A SOCIEDADE - Bons exemplos - boas atitudes - respeito ao próximo

 

Tema: COMO SER UM BOM EXEMPLO PARA A SOCIEDADE

Data: 27.11.2021

Para 1º e 2º Ciclos de Infância

Elaborada por Marita

 Mídias

 As mídias utilizadas nas imagens foram retiradas do Google e pertencem aos seus respectivos autores. Isento-me de qualquer direito autoral. Não tenho qualquer tipo de lucro monetário, usando o material apenas para a prática didática da Evangelização Espírita Cristã.

                                                    =======================

OBJETIVO: esta é uma tarefa diária, constante, que trará benefícios a todos, mas o primeiro a ser beneficiado é sempre o que começa.

                                                                       ================

INCENTIVO INICIAL: este vídeo mostra que podemos fazer tudo o que está ao nosso alcance para melhorar a vida em sociedade. Muitos de nós não somos compreendidos, mas o importante é estarmos em paz com nossa consciência.


CONTEÚDO TEÓRICO:

BENS E MALES

Quase sempre, na Terra, muitos bens são caminhos a muitos males e muitos males são caminhos a muitos bens.

Por isso, muitas vezes, quem vive bem à frente dos preceitos humanos, pode estar mal ante as Leis Divinas.

A dor, sendo um mal, é sempre um bem, se sabemos bem sofrê-la, enquanto que o prazer, sendo um bem, é sempre um mal se mal sabemos fruí-lo. 

Em razão disso, há muitas situações, nas quais o bem de hoje é o mal de amanhã, ao passo que o mal de agora é o bem que virá depois.

Muita gente persegue o bem, fugindo ao bem verdadeiro e encontra o mal com que não contava e muita gente se desespera, a fim de desvencilhar-se do mal que não consegue entender e acaba encontrando o bem por surpresa divina.

Há quem se ria no gozo dos bens do mundo para chorar nos males da Terra para colher os bens da Esfera Superior. 

Não procures unicamente estar bem, porquanto no bem apenas nosso talvez se ache oculto o mal que flagela os outros por nossa causa, e o mal que flagela os outros por nossa causa é mal vivo em nós mesmos, a roubar-nos o bem que furtamos do próximo.

Se desejas entesourar na estrada o bem dos mensageiros do bem, atende, antes de tudo, ao bem dos semelhantes, sem cogitar do bem que se te faça posse exclusiva.

Recordemos o Cristo que, aparentemente escravo ao mal do mundo, era o Senhor do Bem, a dominar, soberano, acima das circunstâncias terrestres, e, tentando seguir-Lhe o passo, aceitemos com valor, no mal da própria cruz, o roteiro do bem para a Grande Vida.

Obra: Passos da Vida - Chico Xavier / Scheilla

Do livro "Os Mensageiros" - Cap. 25 final - "Façamos todos, o bem, sem qualquer ansiedade. Semeemo-lo sempre e em toda a parte, mas não estacionemos na exigência dos resultados. O lavrador pode espalhar as sementes à vontade e onde quer que esteja, mas precisa reconhecer que a germinação, o crescimento e o resultado pertencem a Deus.".

                                                        .-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

A busca na prece e na meditação da renovação de forças e disposição para o bem, são elementos de pacificação e mansuetude para a alma. A intenção e o interesse desencadeiam as forças da vontade que comandam os pensamentos e as ações. As virtudes devem ser cultivadas pela Reforma Íntima, na implantação da renovação mental e ir se espalhando pelo lar, junto à família, prolongando-se aos amigos sadios ou aos necessitados.

A base dos bons pensamentos é a constante e vigilante sintonia elevada das radiações mentais e vice-versa. Os bons pensamentos acalmam as emoções descontroladas, produzindo boas ações, dispensando a intolerância e a cólera (curto-circuito pensante).

Muitos são severos e rígidos com os outros, não lhes permitindo infrações, pois se consideram infalíveis. São sempre ríspidos no falar e no agir, às vezes até com quem estimam. Têm prazer em denegrir as pessoas. Não sabem perdoar nem mesmo as pequenas falhas humanas. O senso crítico e seu poder de análise os tornam exigentes, radicais e duros.

A benevolência com os semelhantes, fruto do amor ao próximo, gera a afabilidade e a doçura, que são a sua manifestação. (E.S.E., Cap. IX). As pessoas são mansas porque não permitem que nada as irritem, uma são verdadeiras tanto no trato formal, como na meiguice do coração para com os íntimos.

                                                 .-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Lição do Tempo

Quando um pássaro está vivo, ele come as formigas, mas quando ele morre, são as formigas que o comem.

Tempo e circunstâncias podem mudar a qualquer minuto.

Por isso, não desvalorize ou machuque ninguém e nenhuma coisa à sua volta.

Você pode ter poder hoje, mas lembre-se: o tempo é muito mais poderoso que qualquer um de nós!

Saiba que uma árvore faz um milhão de palitos de fósforos, mas basta um palito para queimar milhões de árvores.

Portanto seja bom! Faça o bem!

                                                 .-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Todos sabemos da necessidade de paz íntima.

Não desconhecemos que respiramos num oceano de ondas mentais.

Vasto mar de vibrações permutadas.

Emitimos forças e recebemos também.

Nosso pensamento está na base dessa troca.

Queiramos ou não, afetamos os outros e os outros nos afetam.

Daí a necessidade de usarmos das boas maneiras para com tudo e com todos, a fim de que possamos viver agradavelmente.

Como adquirir a paz necessária se não formos úteis para o crescimento do bem?

Exercitando boas maneiras ao nosso próximo tanto quanto as desejamos para nós mesmos, podemos seguir adiante, guiando o carro da nossa vida para nossa elevação e progresso, em paz com os outros e conosco, com a consciência tranquila.

Emmanuel



























FIXAÇÃO: Contar a seguinte história:

Num reino distante, todos os anos acontecia uma festa para comemorar a colheita de uva. Cada produtor levava uma jarra cheia de suco de uva que era colocada num grande tonel no centro da praça. Quando a festa começava, todos se dirigiam ao tonel e enchiam seus copos com o delicioso suco produzido na cidade pelos agricultores da região.

Porém, um dos agricultores pensou: “porque vou levar uma jarra do meu melhor suco? Vou levar água e no tonel inteiro de suco, ninguém notará.”

E assim fez.

Quando a festa se iniciou, a torneira do tonel foi aberta e saiu somente água por ela. Todos os agricultores da região agiram da mesma maneira. Não quiseram dividir com os outros a parcela mínima de seus lucros.

Assim é nossa vida.

Qualquer atividade que pratiquemos não é diferente.

Aqui, encarnados, dividimos o que recebemos de melhor de nosso PAI.

Às vezes, pensamos assim: “se eu não for não farei falta”; ou “se eu não for alguém me substituirá”.

Deixamos de dar nosso melhor.

Temos que ter em mente nossas responsabilidades, darmos nossos exemplo para nossas crianças que serão os trabalhadores de amanhã...

                                                                ==================

ATIVIDADE: baseados na história do power point, a criança desenhará a Casa do seu coração. Aquela que quer encontrar no plano espiritual.

 













Nenhum comentário:

Postar um comentário