Mídias
As mídias utilizadas nas imagens foram retiradas do Google e
pertencem aos seus respectivos autores. Isento-me de qualquer direito autoral.
Não tenho qualquer tipo de lucro monetário, usando o material apenas para a
prática didática da Evangelização Espírita Cristã.
========================
Tema: RESPEITO AO
SEMELHANTE
Data: 25.06.2022
Para crianças de 6 a 9
anos
Elaborada por Marita
OBJETIVO: A
criança deverá compreender quem é o semelhante e as formas de respeitá-lo.
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
INCENTIVO INICIAL:
Perguntar às crianças quem é nosso próximo? Explicar, porque
algumas crianças nem imaginam o significado da palavra.
Em seguida dar exemplos como os abaixo relacionados de como
podemos respeitar nossos semelhantes:
1. Um de nossos
familiares precisa de ajuda, por exemplo, a carregar muitas sacolas.
2. Um colega da
escola ficou doente e perdeu a lição.
3. Encontrar
cacos de vidro na rua.
4. Pegar um
ônibus e uma pessoa idosa está em pé e todos os lugares para idosos já estarem
ocupados.
5. Encontrar
uma criança chorando no mercado, sozinha.
6. Convidarem
para soltar um balão.
7. Andar de
bicicleta onde muitas pessoas estão andando a pé.
8. Um amigo te
convidar a atirar pedras.
9. Uma criança
pegar uma faca.
10. Seu irmão ou
irmã andar descalço ou descalça.
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
CONTEÚDO TEÓRICO:
O próximo a quem precisamos prestar imediata assistência é
sempre a pessoa que está mais perto de nós.
Assim como zelamos pela nossa segurança, também devemos
zelar pela segurança dos outros.
Devemos ter cuidado para que nada de mal aconteça ao nosso
semelhante.
Um dos mais belos exemplos de caridade foi apresentado por
Jesus na Parábola do Bom Samaritano (Lucas, 10:30-37), onde se demonstra como
deve ser nossa relação com a próximo.
A vida é o bem maior que Deus nos deu. É o tesouro precioso,
que devemos proteger e zelar.
Respeitar a vida do nosso próximo é não aborrecê-lo com
brincadeiras maldosas, ofensas ou agressões físicas. É termos o cuidado de não
deixar espalhados objetos que possam causar acidentes.
Tratando com respeito o nosso próximo; sendo gentis e
educados; evitando-lhe o mal que estiver ao nosso alcance, estaremos sendo
verdadeiros cristãos, pois Jesus, nosso Irmão e Mestre, nos ensinou também o
valor e o significado da vida.
Estás situado na Terra para aprender e auxiliar.
Aula baseada em apostila da FEB: MÓDULO: III – Conduta
Espírita – Vivência Evangélica
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
FIXAÇÃO:
Análise de gravuras sobre RESPEITO:
Entregar cartões verdes e vermelhos para as crianças. A cada
comportamento que elas analisem, elas deverão levantar o cartão verde para as
certas, e vermelho para as erradas.
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
Ilustração 1: a menina Tininha está no mercado com
sua mãe. A mãe encontra uma amiga e começa a conversar com ela.
Tininha interrompeu a conversa, chamando pela mãe para
mostrar um bolo que elas queriam comprar.
• Será que
Tininha não podia esperar as duas terminarem a conversa?
• Foi legal o
que ela fez?
• Tininha
respeitou a conversa da mãe com sua amiga?
• A mãe ficou
feliz?
• Será que
Tininha ficaria feliz se alguém interrompesse uma brincadeira sua?
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Ilustração 2: Um pai gosta de jogar bola com o filho.
Ele joga todos os domingos e nos dias em que está de folga. Mesmo nos dias em
que trabalha, ele encontra um tempo para brincar de carrinho com o filho, após
o banho e o jantar. Mas...
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
Ilustração 3: Num dia em que o pai chegou cansado em
casa, pois tinha trabalhado muito, sentou-se para descansar após o jantar e o
filho ficou brigando com ele, pois ele não queira brincar. O menino não
respeitou o descanso do pai, dizendo que o pai não gostava mais dele.
• O filho tinha o direito de brigar com o pai?
• Foi certo o
que ele fez?
• O pai deixou
de amar o filho?
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Ilustração 4: uma família composta de 3 pessoas, o
pai, a mãe e a filha, sempre visitam a avó da menina nos domingos. No último
domingo estava chovendo muito e fazendo frio, então os pais decidiram que a
filha deveria ficar em casa, pois já estava um pouco resfriada, e não deveria
sair de casa pra não ficar mais doente. O pai iria sozinho e a mãe ficaria em
casa com a menina. Mas, quando o pai já se preparava para sair...
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Ilustração 5: a menina começou a gritar e chorar, e a
mãe teve que segurá-la pois ela queria chutar e dar socos no pai.
• Criança que respeita dá chute e soco nos outros?
• É certo a
menina ficar em casa, já que estava resfriada?
• É certo sair
na chuva e no frio quando estamos doentes?
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
Ilustração 6: Tiago é um menino muito peralta que
adora ficar mexendo nas folhas de trabalho da mãe, que ela leva pra casa para
adiantar o serviço. A mãe vendo que ele não parava de mexer na papelada, chamou
a atenção dele, pois os papéis não eram brinquedo ou folhas de borrão.
• A mãe estava certa?
• Ele
respeitou a mãe quando ela tirou as folhas do trabalho dele?
Mas Tiago não gostou pelo fato da mãe ter tirado os papéis
dele e foi ao banheiro...
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Ilustração 7: Chegando no banheiro, Tiago pegou uma
caixa de cotonetes e começou a jogar na pia de raiva.
• O que acontece com cotonetes molhados?
• Não servem
pra mais nada, não é?
• Tiago
respeitou a mãe?
A mãe dele o deixou de castigo e falou que vai descontar o
valor da caixa de cotonete da mesada dele.
• Ela acertou
no castigo?
• É certo
mexer ou estragar coisas que não são nossas?
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
ATIVIDADE:
No desenho as crianças completarão as carinhas de acordo com o que é certo
(carinha feliz) ou errado (carinha triste).
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
Nenhum comentário:
Postar um comentário