sexta-feira, 26 de agosto de 2022

LEI DE CONSERVAÇÃO - instinto, Deus, cuidados com a natureza e com o corpo.

 

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Tema: LEI DE CONSERVAÇÃO

Data: 27.08.2022

Para 1º e 2º Ciclos de Infância – 6 a 9 anos

Elaborada por Marita

 

OBJETIVO: explicar às crianças que Deus deu a toda a Sua Criação o Instinto de Conservação, que é o meio de preservar a própria vida.

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INCENTIVO INICIAL: vídeo do girassol que procura a água, observando que mesmo as plantas possuem o instinto de conservação.


CONTEÚDO TEÓRICO: É Lei da Natureza que tudo possua o instinto de conservação.

Uma vez criados por Deus, temos que cumprir a finalidade para a qual fomos criados, para nosso aperfeiçoamento.

Sentimos este instinto sem nos apercebermos.

A Lei de Conservação obriga o homem a prover as necessidades de seu corpo, pois sem saúde não há trabalho e estudo.

As sociedades acusam a Natureza, algumas vezes, pela falta de alimento, por exemplo, sem perceberem que tudo funciona com perfeição; sendo que são as próprias sociedades que destroem o que lhes cercam.

Observemos os habitantes dos desertos: aprendem a viver somente com o que lhes é necessário. Não desperdiçam nada e aprendem a dividir com os demais o que lhes sobra.

Imprevidente não é a Natureza; é o homem, que não sabe regrar o seu viver.

Contemplemos nossa cidade hoje: é um lugar melhor de se viver do que antigamente?

Exemplos:

  • ·         coleta de lixo: cabe-nos separar;
  • ·         água e esgoto: economizar;
  • ·         energia elétrica: usar somente quando necessário;
  • ·         ruas limpas: não jogar lixo nelas;
  • ·         vacinas contra doenças: contribuir se vacinando;
  • ·         comida pronta nas feiras e mercados: não desperdiçar;
  • ·         e muitos outros benefícios as sociedades modernas dão aos homens para que a preservação de suas vidas seja beneficiada.

Devemos sempre buscar a saúde e a preservação do meio ambiente.

Deus concedeu a todos os homens meios de sobreviver, porém, em muitos casos, eles excedem o limite da concessão. Então, quanto maiores forem seus excessos, maiores serão as consequências: doenças, enfermidades, morte e privações. Os que vivem à custa das privações dos outros, sofrerão graves consequências.

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FIXAÇÃO: Perguntar às crianças o que fazemos para cuidar do nosso meio ambiente, e enumerar quais objetos podemos separar para a reciclagem. Hoje em dia, a coleta do lixo urbano é um problema grave, e quanto mais pudermos separar o lixo reciclável do orgânico, melhor.

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ATIVIDADE: Distribuir o caderno às crianças e pedir que escrevam ou desenhem tudo o que levariam se tivessem que se mudar para uma ilha deserta. Todos os itens que usam no seu dia-a-dia.

Assim podemos debater o que é necessário e útil em nossas vidas e o que é supérfluo.

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