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Tema: LEI DE CONSERVAÇÃO
Data: 27.08.2022
Para 1º e 2º Ciclos de
Infância – 6 a 9 anos
Elaborada por Marita
OBJETIVO: explicar
às crianças que Deus deu a toda a Sua Criação o Instinto de Conservação, que é
o meio de preservar a própria vida.
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INCENTIVO INICIAL:
vídeo do girassol que procura a água, observando que mesmo as plantas possuem o
instinto de conservação.
CONTEÚDO TEÓRICO:
É Lei da Natureza que tudo possua o instinto de conservação.
Uma vez criados por Deus, temos que cumprir a finalidade
para a qual fomos criados, para nosso aperfeiçoamento.
Sentimos este instinto sem nos apercebermos.
A Lei de Conservação obriga o homem a prover as necessidades
de seu corpo, pois sem saúde não há trabalho e estudo.
As sociedades acusam a Natureza, algumas vezes, pela falta
de alimento, por exemplo, sem perceberem que tudo funciona com perfeição; sendo
que são as próprias sociedades que destroem o que lhes cercam.
Observemos os habitantes dos desertos: aprendem a viver
somente com o que lhes é necessário. Não desperdiçam nada e aprendem a dividir
com os demais o que lhes sobra.
Imprevidente não é a Natureza; é o homem, que não sabe
regrar o seu viver.
Contemplemos nossa cidade hoje: é um lugar melhor de se
viver do que antigamente?
Exemplos:
- · coleta de lixo: cabe-nos separar;
- · água e esgoto: economizar;
- · energia elétrica: usar somente quando necessário;
- · ruas limpas: não jogar lixo nelas;
- · vacinas contra doenças: contribuir se vacinando;
- · comida pronta nas feiras e mercados: não desperdiçar;
- · e muitos outros benefícios as sociedades modernas dão aos homens para que a preservação de suas vidas seja beneficiada.
Devemos sempre buscar a saúde e a preservação do meio
ambiente.
Deus concedeu a todos os homens meios de sobreviver, porém,
em muitos casos, eles excedem o limite da concessão. Então, quanto maiores
forem seus excessos, maiores serão as consequências: doenças, enfermidades,
morte e privações. Os que vivem à custa das privações dos outros, sofrerão
graves consequências.
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FIXAÇÃO: Perguntar às crianças o que fazemos
para cuidar do nosso meio ambiente, e enumerar quais objetos podemos separar
para a reciclagem. Hoje em dia, a coleta do lixo urbano é um problema grave, e
quanto mais pudermos separar o lixo reciclável do orgânico, melhor.
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ATIVIDADE:
Distribuir o caderno às crianças e pedir que escrevam ou desenhem tudo o que levariam se
tivessem que se mudar para uma ilha deserta. Todos os itens que usam no seu
dia-a-dia.
Assim podemos debater o que é necessário e útil em nossas
vidas e o que é supérfluo.
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