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Não tenho qualquer tipo de lucro monetário, usando o material apenas para a
prática didática da Evangelização Espírita Cristã.
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Tema: GENTILEZA
Data: 09.07.2022
Para crianças de 6 a 9 anos
Elaborada por Marita, baseada em apostila da FEB Unidade III
Conduta Espírita – Vivência Evangélica – Relações Sociais
OBJETIVO: Explicar
o que é ser gentil. Dizer como a gentileza ajuda a conviver melhor com todos. Citar
maneiras de demonstrar gentileza.
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INCENTIVO INICIAL:
As crianças assistirão e ouvirão as
explicações do Evangelizador.
Após as primeiras explicações, as crianças
deverão falar o que devemos fazer para sermos gentis conosco mesmo:
• Tomar
banho
• Escovar
os dentes
• Pentear
os cabelos
• Trocar
de roupa
• Se
alimentar
• Beber
água
• Tomar
remédio
• Cortar
as unhas
• Etc..
As crianças comentarão o que fazem para
serem gentis consigo mesmas.
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CONTEÚDO TEÓRICO:
Ser gentil é ser amável e delicado.
A gentileza é a caridade praticada por todo
aquele que, procurando servir à seara do Cristo dá de si mesmo em favor das
criaturas que o cercam, sem esperar recompensas.
Todas as pessoas gostam de ser bem tratadas.
Devemos sempre ser gentis e delicados para com todos. Existem palavras e gestos
que devem ser usados sempre para demonstrar nossa gentileza, carinha e atenção
para com todos.
São formas de demonstrar gentileza:
Cumprimentar alegremente as pessoas: Bom
dia! Boa tarde! Boa noite!
Agradecer o auxílio recebido: Obrigado.
Sorrir para todos que cruzam o nosso
caminho.
Não empurrar o colega para ficar em primeiro
lugar nas filas.
Auxiliar alguém: um idoso, um cego, uma
criança a atravessar a rua.
Pedir desculpas ao fazer algo que desagrade
a alguém.
E ainda, usar a expressão: Por favor,
quando solicitamos alguma coisa.
Dai gentileza e dar-se-vos-á carinho.
Gentileza é a característica das pessoas que
já aprenderam a conviver com o próximo de maneira simpática, harmônica e
respeitosa.
Cada gesto é uma semente que produz sempre,
segundo a natureza que lhe é própria. Os gestos de gentileza são capazes de
conquistar os corações endurecidos.
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FIXAÇÃO: Contar a História: Danilo e o Passageiro do
Ônibus, usando as gravuras.
DANILO E O PASSAGEIRO DO ÔNIBUS
Desde pequeno Danilo aprendia boas
maneiras com seus pais.
Mal aprendeu a falar, já
articulava expressões como “por favor”,
“obrigado”, “com licença”, “desculpe” e outras, que tornam a vida bem mais
agradável.
Um dia a mãe de Danilo convidou-o
para um passeio de ônibus para conhecer pontos turísticos da cidade, pois ia fazer
aniversário dentro de alguns dias e esse era o presente que ele queria ganhar.
Ao entrarem no veículo, o
motorista teve que frear bruscamente, o que fez Danilo cambalear e pisar no pé
de um senhor.
Imediatamente, o senhor puxou o
pé, contrariado.
- Desculpe, senhor... Foi sem querer... – disse Danilo.
O senhor logo sorriu e os demais
passageiros também sorriram, admirados de ver uma criança tão pequena falar com
tanta delicadeza.
Assim que puderam, Danilo, sua
mãe e o senhor se acomodaram, mas o menino quis sentar junto ao senhor tão
simpático.
- Como é seu nome? - Perguntou, sorrindo.
- Danilo Monaro. – foi a resposta do menininho.
- Que idade você tem?
- Cinco anos! Mas vou completar seis anos dentro de algumas semanas.
- Que legal! Em que dia você faz aniversário? – tornou o senhor.
Danilo deu-lhe a data.
- Onde é que você mora?
Danilo deu-lhe o endereço com a
autorização da mãe.
Alguns dias se passaram. E no dia
de seu aniversário, Danilo recebeu, surpreendido, um pacote com um cartãozinho
escrito com letra forte: “Do seu amigo do
ônibus”.
O pacote continha um presente,
mas o cartão não tinha nenhuma assinatura.
Danilo continuou recebendo
presentes em cada aniversário, “de seu amigo do ônibus”, até completar 18 anos.
Tornou-se um bonito jovem, muito gentil, mas continuava ainda sem saber quem
era o “amigo do ônibus”, que havia conquistado há quase doze anos atrás.
Foi nessa época que houve grande
escassez de leite na cidade onde ele morava. O jovem tinha de levantar muito
cedo para comprar leite para a mamadeira do irmãozinho e voltava, muitas vezes,
de mãos abanando.
Um dia, quando não conseguiu
comprar o leite, Danilo telefonou para a indústria de laticínios:
- Por favor, tenho um irmãozinho de colo que precisa de leite, com urgência! O senhor pode fazer alguma coisa?
- Lamento muito – respondeu -, o
leite está muito escasso. Nosso caminhão entregará só dentro de três dias.
- Três dias?... Meu irmãozinho não pode esperar tanto, senhor.
- Lamento... – tornou a voz – está
difícil... Em todo o caso, vou registrar seu pedido aqui. Qual é o seu nome?
- Danilo Monaro. Por favor ajude-nos!
Uma hora mais tarde, um automóvel
parou em frente à casa de Danilo. O motorista bateu à porta e perguntou:
- É aqui que mora Danilo Monaro?
- Sim, sou eu mesmo.
- Trouxe-lhe três litros de leite.
- Quem mandou?
O motorista entregou-lhe um
envelope.
Danilo abriu-o rapidamente e encontrou um cartão com as palavras: “De seu amigo do ônibus”.
Quase não pôde acreditar! Então o
seu desconhecido amigo de tantos anos era o dono da indústria de laticínios! E
sorriu, feliz. Agora poderia agradecer-lhe todos os presentes que havia
recebido, desde o dia em que, ainda garotinho, ao entrar em um ônibus, havia
dito a ele:
- Desculpe, senhor... Foi sem querer..., quando pisou em seu pé.
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Perguntar:
· O que fez Danilo após pisar, sem querer no pé do senhor?
·
Por que todos que
estavam no ônibus se admiraram de Danilo?
·
Quem ensinou Danilo
a ser gentil?
·
Como Danilo
descobriu quem era o seu amigo do ônibus?
·
De que forma a
gentileza de Danilo o ajudou?
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ATIVIDADE:
cantar a música GENTILMENTE do CD nº 2, faixa 2, da coleção de Evangelização em
notas Musicais.
Fazer uma atividade no caderno ou numa folha, onde haverá
uma portinha e atrás dela uma atitude. As crianças colarão uma carinha triste e
uma alegre na porta, conforme a atitude ser boa ou má.
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